APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

IEAL discute Movimento Pedagógico na América Latina

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de setembro, representantes de entidades da Educação na América Latina, a exemplo do Proifes, reúnem-se em Porto de Galinhas (PE), durante o II Encontro Regional da IEAL. O tema deste ano é ‘Hacia um Movimiento Pedagógico Latinoamericano’ e o evento também celebra o nascimento de Paulo Freire, um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial.

As discussões serão acerca de 10 eixos temáticos: O movimento pedagógico Latino-Americano: características e perspectivas; Educação pública e Justiça Social; O papel do Estado na garantia do direito social para uma educação pública com qualidade, integral; Qualidade da educação e avaliação do processo educativo; Gestão Democrática; Currículo; Democratização acesso e permanência; Formação e valorização dos trabalhadores da educação; Financiamento da educação e controle social e, por fim, Educação Superior.

O PROIFES-Federação terá como palestrantes, o diretor de Relações Internacionais, professor Gil Vicente Figueiredo (ADUFSCar), no tema Financiamento da Educação, e o presidente professor Eduardo Rolim (ADUFRGS), que coordenará o eixo da Educação Superior. Participam também o sociólogo Emir Sader, o ministro da Educação da Bolívia, Roberto Aguilar, a presidente da Comissão da Educação na Câmara dos Deputados da Argentina, Adriana Puigross, e o secretário geral da IEAL, Fred Van Leeuwen, entre outros expositores, conforme programação.

Uilma Amazonas, apoiadora da Apub Sindicato, professora da FACED/UFBA, participa do Encontro Regional da IEAL, paralelamente ao VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, também em Pernambuco, no qual apresenta o trabalho Narrativas das marisqueiras de Passé/Candeias: expressão do feminino no discurso silenciado, junto mais duas professoras.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp