APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

REUNIÃO APUB SINDICATO E CGU

A implantação do diálogo entre CGU e professores com ênfase na busca de solução e ênfase maior nos resultados dos projetos, foi o resultado de reunião, realizada no dia 06/02/2014 entre a APUB e a CGU.

A CGU compareceu com ampla delegação liderada pelo Dr. Valdir Agapito Teixeira (Secretário Federal de Controle Interno e considerado o 2º do Ministro Jorge Haje) e integrada pelo chefe da CGU – Regional Bahia, os chefes de Diretoria da Área Social, de Auditoria do Ensino Superior e da equipe que acompanha a UFBA. O Dr. Agapito afirmou que presença seguia orientação do Ministro (ex. professor da UFBA) de atender “minha antiga associação”, independentemente de futura audiência com ele.

A presidente da APUB, Cláudia Miranda, que coordenou a reunião, enfatizou as queixas generalizadas dos professores; a profa. Silvia Ferreira entregou carta do Presidente do PROIFES, Eduardo Rolim, ao Ministro indicando pedidos despropositados da CGU; o prof. Asher Kiperstok (Diretor Acadêmico da APUB) fez circunstanciado levantamento dos problemas dos pesquisadores que demonstrariam descumprimento, pelos controladores, do principio constitucional da eficiência.  kiperstok salientou as dificuldades de professores desenvolverem projetos de pesquisa e extensão no atual clima de insegurança provocado pelas contínuas ameaças  jurídicas, os levando a reduzir suas atividades de pesquisa e até se negado a propor novos projetos.; o prof. Joviniano Neto (Diretor Social e de Aposentados) o secundou com exemplos de desconhecimento de especificidade da Universidade e enfatizou a necessidade de nova postura no relacionamento entre CGU e professores.

O Dr. Agapito asseverou que se deve pensar o controle mais ligado ao processo de produção, em muitos órgãos o processo é mais centrado no controle, há problemas de lado a lado e que a CGU pretende ser parceira e analisar todos os casos a ela levados.

O resultado do diálogo é parte do processo no qual a APUB já promoveu reunião com pesquisadores, Debate: BUROCRACIA x AUTONOMIA; reunião com Waldir Pires, implantador da CGU e pedido de audiência ao Ministro Jorge Haje.

Para implementar esta aproximação decidiu-se que a APUB trará diretamente para a Chefia da CGU/Regional Bahia todos os casos significativos de entraves que sejam verificados, no sentido de em conjunto com a CGU, se identificar os devidos encaminhamentos.

A APUB se coloca a disposição dos professores, associados ou não ao nosso sindicato para encaminhar e apoiar o contato direto dos professores com a CGU.

Pela CGU participaram:

Valdir Agapito Teixeira, Secretário Federal de Controle Interno da CGU, BSB

Adilmar Gregorini, Chefe da CGU, Regional Bahia.

José Gutavo Roriz, Auditor Área Social, BSB

Luis Fernando, CGU BSB

Luis Gonzaga, Coordenador de auditoria de Ensino Superior CGU BSB

Veja o oficio do Proifes Federação enviado ao Ministro-chefe da Controladoria Geral da União

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp