APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Proifes promove X Encontro Nacional a partir desta quinta

Do dia 31 de julho até 04 de agosto, o Proifes realizará o X Encontro Nacional, no Hotel Mercure, em Goiânia (GO). Delegados e observadores, representando todos os sindicatos federados, estarão reunidos para discutir os principais temas de interesse e reivindicações dos professores das universidades e dos institutos federais brasileiros.

O encontro será aberto no dia 31 às 19h, com a presença de convidados do Brasil e do exterior. A cerimônia será  transmitida ao vivo pelo site.

Ao todo, serão debatidos sete temas: Organização Sindical da Educação na América Latina; Consolidação e Expansão do Novo Movimento Docente; Projeto Educação para o Brasil, CONAE e FNE; Autonomia Universitária; Reestruturação da Carreira docente e salários para 2016-2018; Expansão do Ensino Público Federal e Condições de Trabalho; e Aposentadoria e Previdência.

Para o vice-presidente da entidade, professor Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-PR), a 10° edição do encontro representa a maturidade de uma proposta que deu certo. “Trata-se de uma nova maneira de fazer política  sindical para professores que respeita a dinâmica das universidades e institutos federais. Consolidar e crescer não só no plano nacional, mas na articulação com as entidades da Internacional da Educação na construção de um movimento pedagógico latino-americano. É um momento único de grandes realizações, mas também de muita responsabilidade com os desafios que estão presentes na difícil luta da classe trabalhadora”, disse

Além de discutir as prioridades da categoria, o encontro também comemora os dez anos do Proifes. “Ao longo da nossa trajetória, tivemos importantes conquistas. Entre elas, podemos citar a assinatura de quatro satisfatórios acordos salariais e de carreia; a atuação no Plano Nacional da Educação (PNE) e no Fórum Nacional de Educação (FNE); a inserção do Proifes no contexto do sindicalismo docente nacional e  internacional;  as ações no Congresso Nacional e as inúmeras discussões em que participamos nesse período, como a implantação da Negociação Coletiva, o REUNI e a Reforma da Previdência”, pontuou o presidente da federação, professor Eduardo Rolim de Oliveira (ADUFRGS-Sindical).

Confira abaixo as propostas que foram apresentadas ao X Encontro Nacional e que estão nos Cadernos de Texto do X Encontro Nacional do Proifes.

Volume 1volume 2

Veja aqui o cronograma completo do encontro.

Por Proifes Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp