APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Onda 2 do ELSA-Brasil na Ufba está em etapa final

ELSA-Brasil é uma pesquisa de coorte multicêntrica voltada para investigação de doenças crônicas, principalmente cardiovasculares e diabetes, na população brasileira. Participam do estudo docentes e servidores técnico-administrativos de seis instituições de ensino superior brasileiras e a Ufba é a única representante do Nordeste. Aqui temos 2 mil participantes voluntários, muitos deles docentes, e a meta é que até setembro, quando termina a etapa final da Onda 2 do ELSA-Brasil na instituição, todos tenham realizado os exames e entrevistas previstos na Onda 2.

Conheça o projeto

Onda 2 do ELSA-Brasil entra em reta final na UFBA

Com o fim da Copa do Mundo e da greve dos servidores técnico-administrativos, a Onda 2 do ELSA-Brasil entra em sua reta final na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A expectativa é que até setembro deste ano todos os 2 mil participantes tenham realizado os exames e entrevistas previstos nesta etapa de acompanhamento à saúde da coorte.

Até o dia 5 de agosto, 1500 participantes passaram pelo Centro de Investigação do ELSA na Bahia, situado no bairro do Canela. Alguns deles deixaram depoimentos nos quais expressam satisfação em fazer parte da pesquisa.”Estar aqui é a escolha de se dedicar à própria saúde […] Aceitei participar porque esse é um projeto importante de avaliação da saúde do brasileiro e quis colaborar com a pesquisa, além de ter acesso a exames que não estão disponíveis na rotina de cuidado à saúde”, afirmou o participante Lafaiete Almeida Cardoso.

Os outros cinco Centros de Investigação do ELSA-Brasil localizados na Fiocruz (Rio de Janeiro), USP (São Paulo), UFMG (Minas Gerais), UFRGS (Rio Grande do Sul) e UFES (Espírito Santo) já estão em fase de conclusão da Onda 2. Na UFBA, os esforços se intensificam para cumprir os prazos e metas da pesquisa. “Nós temos a responsabilidade ética e política com um estudo multicêntrico e de grande porte, desenvolvido com recursos públicos. Somos o único centro da região Nordeste, o que confere diversidade à pesquisa. Portanto, é fundamental concluir a Onda 2 do ELSA-Brasil junto com os demais centros e honrar nossos compromissos com financiadores e participantes”, explica Greice Menezes, médica e diretora executiva do ELSA-Brasil na Bahia.

Portanto, se você é participante do ELSA-Brasil, fique atento/a aos contatos da equipe para não perder o prazo final para realização dos exames e entrevistas!

ELSA-Brasil

O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – ELSA-Brasil é uma pesquisa de coorte multicêntrica voltada para investigação de doenças crônicas, principalmente cardiovasculares e diabetes, na população brasileira. O estudo é desenvolvido em seis instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras e a Ufba é a única representante da região Nordeste. Entre 2008 e 2010, ocorreu a Onda 1 do ELSA-Brasil, quando mais de 60 mil exames especializados e 15 mil entrevistas foram realizados. O ELSA-Brasil é financiado pelo Ministério da Saúde (Decit) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep e Cnpq).

Centro de Investigação do ELSA-Brasil na Bahia

Av. Araújo Pinho, 513, Canela. CEP: 40110-150. Salvador – BA

Telefone: (71) 3283-7480 / 3283-7497

E-mail: com.elsa@ufba.br

Site: www.elsa.org.br

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp