APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub completa 43 anos de luta

A Apub completa, neste sábado (6), 43 anos de luta em busca de melhores condições de trabalho e benefícios em prol da categoria. Agora Sindicato, participa diretamente das negociações de campanha salarial com o governo, juntamente com o Proifes Fórum. Além de representar a categoria, a entidade sindical traz vantagens para o filiado, com os convênios e o plano de assistência médica, Apub Saúde, por exemplo.

História – No dia 6 de agosto de 1968, a Associação dos Professores Universitários da Bahia foi fundada, como reação à invasão da Polícia Militar na Faculdade de Economia da UFBA (Universidade Federal da Bahia), durante a ditadura militar. Os professores queriam uma entidade que lutasse em defesa dos interesses da categoria – como salários mais justos e melhores condições de trabalho –, pela democratização do país e pelo fortalecimento do ensino das universidades públicas federais.

Atualmente, o sindicato tem milhares de professores associados, pertencentes à UFBA, à UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e ao IFBA (Instituto Federal da Bahia), que participam das assembleias e atuam em diretorias, comissões, conselhos fiscais e de representantes.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp