APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Denise Gentil debate mito do déficit da Previdência em Encontro de Aposentados da Apub

Enfrentar a ideia de que o sistema de Assistência Social brasileiro, no qual se inclui e Previdência, é deficitário será o objetivo da palestra da professora e pesquisadora Denise Gentil (UFRJ) durante o III Encontro de Aposentados da Apub Sindicato, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro. Intitulada “Seguridade Social no Brasil: a crise é real?”, sua conferência acontece no dia 26, às 14h, no Hotel Portobello (Ondina) e será seguida de debate com os/as participantes do Encontro.

Gentil tratou desse tema em sua tese de doutorado “A falsa crise da Seguridade Social no Brasil: uma análise financeira do período 1990 – 2005”, onde, através de uma análise financeira, comprova a sustentabilidade do sistema e denuncia a “farsa” do déficit. Em entrevistas recentes, ela cita que de acordo seus cálculos, a Previdência teve em 2015 um superávit de R$ 16 bilhões.

Encontro de Aposentados

O III Encontro de Aposentados da Apub tem como tema este ano “O capital intelectual do aposentado e sua contribuição para o Brasil em crise”. Trata-se de um evento voltado à discussão das demandas do segmento, visando sua mobilização. A abertura será na sede da Apub Sindicato (Rua Aristides Novis, 44 – Federação) às 16h do dia 25 de outubro com apresentações musicais e exposição de arte. No dia seguinte, às 9h, no Hotel Portobello, o tema do Encontro será abordado em palestras dos professores Antônio Pedreira (UFBA) e José Crisóstomo (UFBA). À tarde, além da palestra com Denise Gentil, haverá debate sobre política para aposentados com a pró-reitora Lorene Pinto (Prodep/UFBA).

Foto: Facebook/Reprodução

 

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp