APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Assembleia aprova calendário eleitoral da Apub

Na Assembleia Geral realizada ontem (24), no auditório do PAF I, docentes aprovaram o calendário (veja abaixo) para as eleições da nova diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes da Apub para o biênio 2016/2018. A plenária também elegeu o professor Jorge Henrique Saldanha (ICS) e a professora Adriana Ferriz (Psicologia) para compor a Comissão Eleitoral. Em cumprimento ao estatuto da Apub,  a diretoria do sindicato ainda irá indicar mais dois (02) membros para a Comissão.

A mesa foi conduzida, inicialmente, pela presidente da Apub Cláudia Miranda juntamente com o diretor acadêmico Cláudio Lira e com a professora Danielle Medeiros (IMS/UFBA) que, durante os informes, relatou a ocupação naquela manhã do Instituto Multidisciplinar em Saúde (Vitória da Conquista), por estudantes contra a PEC 241 e em defesa da educação pública.

Conjuntura

Atendendo solicitação da plenária, o ponto “Análise da Conjuntura” foi incluído na Assembleia. Cláudio Lira destacou que há cerca de 50 Comitês em Defesa da Democracia atuando nas universidades federais e que o Comitê da UFBA e a Apub têm realizado uma série de atividades de mobilização. Disse ainda que a bandeira da Greve Geral era fundamental, devendo ser construída respeitando a autonomia de cada entidade e tendo como mote central a luta contra a retirada de direitos. No entanto, a Greve ainda precisa avançar no convencimento da população e “sair da universidade para barrar o projeto da direita”, disse. A professora Sandra Marinho (Faced) trouxe a reflexão sobre a dívida pública e como o pagamento de juros e amortizações tem sido priorizado pelos governos em detrimento de outras áreas; afirmou que, nesse cenário, era fundamental a unificação das lutas e demonstração de resistência. Já o diretor social e de aposentados da Apub Joviniano Neto fez referência à campanha midiática existente pela aprovação da PEC 241, bem como a “preparação do terreno” para a reforma da Previdência. Para ele, é papel dos sindicatos desconstruir esse tipo de discurso.

Calendário

Neste ponto da pauta, a diretoria apresentou sua proposta de calendário, com eleições nos dias 24 e 25 de novembro e posse 15 dias depois, conforme prevê o estatuto da Apub. Cláudia Miranda destacou que a proposta estava aberta para discussão, uma vez que, caso se seguisse este calendário, o período de campanha precisaria acontecer durante o recesso da UFBA; esta preocupação foi compartilhada pela plenária e vários docentes apresentaram propostas de adiamento das eleições e também da data da posse da nova diretoria para permitir um maior tempo de campanha e debate entre as chapas. A Assembleia aprovou então a proposta apresentada pelo professor Jorge Henrique, inciando o processo eleitoral no dia 24/11 com inscrições das chapas, campanha entre os dias 26/11 e 11/12, votação nos dias 12 e 13/12 e posse da nova diretoria no dia 21/12. Devido a alteração da data da posse, a Assembleia também votou e aprovou por ampla maioria a extensão do mandato da atual gestão até o dia 21.

calendario

Comissão Eleitoral

Foram indicados/as para a Comissão o professor Maurício Araújo (Direito), a professora Sílvia Leite (Faced), Jorge Henrique Saldanha e Adriana Ferriz. Estes últimos foram eleitos com 27 e 30 votos respectivamente.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp