APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Antônio Pedreira e José Crisóstomo abordam capital intelectual do aposentado

Na manhã de 26 de outubro, o tema do III Encontro dos Professores Aposentados da Apub, “O capital intelectual do aposentado e sua contribuição no Brasil em crise” foi abordado em duas palestras feitas pelo professor Antônio Pedreira (UFBA) e pelo professor José Crisóstomo (UFBA).

IMG_1103 IMG_1125

Em sua apresentação, Pedreira afirmou que a terceirada idade não é mais tão estigmatizada quanto antes e que os/as aposentados/as podem aproveitar sua experiência para atuar em áreas diferentes daquelas que tinham na ativa. “Qualquer atividade após a aposentadoria se assentará sobre uma vasta experiência de vida, que é o seu capital intelectual. Embora se possa mudar radicalmente de interesse”, disse. Fez várias considerações sobre a importância da qualidade de vida, equilibrando os aspectos familiares, profissionais e afetivos. Ele recomendou a busca do autoconhecimento, a prática de exercícios e a aceitação das limitações para a constituição de uma vida mais proveitosa e feliz.

O autoconhecimento também foi parte da exposição do professor Crisóstomo que , numa abordagem mais filosófica, afirmou que “conhecer-se a si mesmo é parte do processo de constituição de si mesmo”. Ele tocou em alguns princípios de Sartre em relação à autonomia do indivíduo, que deveria ser balanceada com a responsabilidade. Para ele, a maturidade, com seus impedimentos, é uma época que propicia a busca por prazeres mais “próprios”, por uma “vida que mereça ser narrada”.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp