APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

GT Direitos humanos debate organização de Encontro Nacional em novembro na Bahia

Reunido na sede do PROIFES-Federeação, em Brasília (DF), o Grupo de Trabalho Direitos Humanos, Raça/Etnicidade, Gênero e Sexualidades do PROIFES deliberou nesta quarta-feira, 31, sobre evoluções das temáticas do grupo nos sindicatos, e a organização e realização de um encontro nacional do GT, em novembro, na Bahia.

Na pauta, levantamento e registro dos integrantes dos GTs criados em cada Sindicato; relato do andamento das atividades de cada GT local, e a previsão para os eventos de setembro; relato do andamento da produção de textos para o XIII Encontro Nacional do PROIFES; discussão sobre a estratégia para a organização do evento nacional na UFBA; e discussão sobre o nome adequado do GT.

Dentre os encaminhamentos apontados pelo GT a serem levados ao Conselho Deliberativo do PROIFES estão:

•   O novo prazo para composição dos GT’s locais é o mês de junho, uma vez que apenas a APUB compôs o seu GT.

•   O nome oficial do GT, após intensa discussão, e respeitando o máximo possível as concepções teóricas é: GT Direitos Humanos: Raça/Etnicidade Gênero Sexualidades.

•    Realização do 1° Encontro Nacional de Direitos Humanos: Raça/Etnicidade Gênero Sexualidades do PROIFES, de 29 de novembro a 1° de dezembro na UFBA, com o tema: “Negras e Negros nas Instituições de Ensino Superior”.

•    O cronograma do Encontro será o seguinte: abertura com palestra na noite de 29/11; mesas redondas na manhã de 30/11, com enfoque acadêmico; grupos de trabalho na tarde de 30/11 para produção de cartas que serão organizadas por uma relatoria (esta relatoria poderá ser constituída por alunos bolsistas); confraternização na noite de 30/11; ato político de encerramento na manhã de 1/12, com unificação das cartas dos GT’s em um único documento, a ser lançado como manifesto; reunião final de avaliação do GT na tarde de 1/12.

•    Os pré-encontros deverão ser realizados no mês de setembro, conforme definido anteriormente. Estes eventos serão palestras (pelo menos uma em cada sindicato/universidade/instituto) ministradas por docentes especialistas na questão racial, internos ou externos à IES. Esta palestra deverá ser divulgada pelo Sindicato, como sendo de sua organização e do PROIFES como “Pré-Encontro Nacional sobre Negras e Negros nas Instituições de Ensino Superior, do PROIFES”. O convite destina-se à toda a comunidade acadêmica (professores, técnicos e alunos) e também externa. Deve-se tirar deste evento uma breve carta-manifesto, que será enviada ao Encontro Nacional. Deve-se também convidar e estimular os espectadores a participar do Encontro Nacional. Importante também que o evento seja registrado e transmitido via internet.

•    Para a palestra de abertura do Encontro Nacional no dia 29, e as mesas redondas do dia 30, serão convidados expoentes da área. Este contato será feito pelos integrantes do GT que têm mais proximidade ou contato com os professores a serem convidados, mas qualquer convite feito deverá ser comunicado à Coordenação do GT para fins de organização e registro. Não é necessário que o palestrante seja afiliado ao PROIFES.

•    Sugerem-se atividades de integração durante o Encontro Nacional, como grupos de dança, de capoeira, grupos culturais, oferecimento de coquetéis.

•    O público alvo do Encontro Nacional será docentes de sindicatos da Federação, que tenham como se deslocar até Salvador, além de toda a comunidade acadêmica da UFBA.

A próxima reunião do GT Direitos humanos ficou marcada para 10 de agosto.

GT Direitos Humanos 2

A Apub foi representada pela diretora Leopoldina Menezes, professora Ângela Cardoso (Psicologia) e Nildo Ribeiro (ICS)

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp