APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

GT Assuntos de Aposentadoria debate participação no XIII Encontro Nacional do PROIFES

O Grupo de Trabalho (GT) Assuntos de Aposentadoria reuniu-se nesta sexta-feira, 9, em Brasília (DF), na sede do PROIFES-Federação. Na pauta, a participação dos aposentados no XIII Encontro Nacional do PROIFES, a ser realizado de 26 a 29 de julho em Porto Alegre (RS); a organização do III Encontro Nacional sobre Assuntos de Aposentadoria, a ser realizado em 21 e 22 de setembro em Florianópolis (SC); participação dos professores e professoras aposentados na organização e mobilizações para a Greve Geral, convocada pelas centrais sindicais para o próximo dia 30.

Para a participação dos aposentados no XIII Encontro Nacional do PROIFES, ficou definida a apresentação de três temas para os debates: Aposentadoria X pensão – porque o trabalhador depois de 70 anos não pode ter uma aposentadoria e uma pensão?; Protagonismo político dos Aposentados: O novo perfil sindical; e Atualização da pauta histórica de lutas.

A reunião desta sexta-feira contou com a participação de mais de dez sindicatos, sendo dois destes sindicatos convidados, e foi importante porque “demonstrou uma forte preocupação dos participantes e dirigentes dos sindicatos federados no sentido de envolver os aposentados, não só nas atividades sociais e recreativas, mas também nas lutas políticas, organização e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras nas universidades e institutos federais”, destacou o professor Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-PR), tesoureiro e diretor de assuntos de aposentadoria do PROIFES-Federação.

Brandão ressaltou também que a preparação para o terceiro encontro de assuntos de aposentadoria, que terá como tema Experiências e Saberes a serviço da organização sindical, “trará um forte envolvimento dos diversos grupos organizados nos sindicatos na forma de oficinas que mostrarão as diversas formas que os sindicatos estão trabalhando com os assuntos de aposentadoria”. Organizarão e apresentarão oficinas sobre o tema: ADUFRGS, APUFSC, ADUFG, ADUFEPE e APUB.

E o GT fez um chamamento para que os aposentados ajudem na organização da greve geral convocada pelas centrais sindicais para o próximo dia 30.

A Apub foi representada na reunião pelo professor Manoel Marcos D´Aguiar Neto, aposentado do Instituto de Física da UFBA e membro da Comissão de Aposentados do sindicato.
Fonte: PROIFES-Federação
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp