APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Articulação docente e resistência democrática marcam abertura do XIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação

O auditório da ADUFRGS-Sindical ficou lotado nesta quarta-feira, 26, em Porto Alegre (RS), com a presença de mais de uma centena de delegados, observadores, convidados do Brasil e do exterior, docentes, estudantes e representantes de movimentos sociais, para a abertura da 13ª edição do Encontro Nacional do PROIFES-Federação.

Nas falas, homenagens e discursos, a reafirmação do movimento sindical e da articulação dos docentes na luta de resistência contra a destruição de direitos promovida pelo governo Temer no Brasil, ou contra o avanço das políticas neoliberais de privatização da educação, na América Latina. “As reformas e ações do governo Temer não vão representar o fim do movimento sindical”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim, em sua fala na abertura do evento.

IMG_5259site

“Não permitiremos que este governo sem votos destrua a luta que construiu a CLT, hoje com mais de 70 anos. Eles querem vender nosso futuro, mas nós temos a responsabilidade de mostrar que este governo tem objetivo de destruir direitos e serviço público”, acrescentou Rolim.

Já o presidente da ADUFRGS Sindical, Paulo Mors ressaltou em sua fala a difícil conjuntura em que se darão as discussões do XIII Encontro e a importância da união dos países latinos para enfrentar as ameaças à educação pública. “O ataque do capital internacional ao ensino público não é um problema só do Brasil, mas que enfrentamos regionalmente. Por isso temos que estar unidos, em especial na América Latina, com as entidades parceiras como a Internacional da Educação que hoje está presente aqui conosco no Encontro”, afirmou o presidente da ADUFRGS.

IMG_5272site

O processo de desmonte da Educação Pública pelo governo Temer, e a importância da iniciativa de organização da Conferencia Nacional Popular de Educação CONAPE 2018 foram os ponto destacados pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores  Educação (CNTE), Heleno de Freitas. “Enfrentamos juntos um governo golpista, ilegítimo e corrupto, por isso momentos como esse, do Encontro Nacional do PROIFES, de reflexão coletiva, são muito importantes para o Brasil, para o desafio de melhorarmos a formação política e a comunicação com nossas bases, para podermos disputar a hegemonia neste país”, reforçou Freitas.

Os convidados internacionais Carlos De Feo, secretário-geral da CONADU, da Argentina, e  Hugo Yaski, presidente da Internacional da Educação (IEAL), frisaram a necessidade de consolidar a democratização e expansão do ensino superior, no Brasil e na América Latina, e pediram unidade do setor popular para a retomada da iniciativa de outro projeto para o Brasil e para a América Latina.

IMG_5244site

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Reis, falou sobre a necessidade dos trabalhadores e do sindicalismo estarem  preparados para o cenário extremamente adverso para a educação no próximo período. “São várias medidas que vêm destruir os avanços civilizatórios, no Brasil e no mundo, e esta situação nos coloca novos desafios. Só a reforma trabalhista prevê novos tipos de contrato, tanto no setor público quanto no privado, e temos que pensar novas formas de combater estes retrocessos, construindo unidade neste processo”.

IMG_5270site

Osvaldo Casares Pinto, reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), pontuou como fundamental a intervenção e mobilização do movimento docente para que ataques a direitos e à Educação sejam contidos, e lamentou as dificuldades financeiras enfrentas pelas Instituições Federais de Ensino Superior.

Homenagens

No evento foram homenageados com o Prêmio PROIFES, os professores, advogado e sociólogo Joviniano Soares Neto, da Universidade Federal da Bahia, por seu espírito militante na defesa dos interesses democráticos, e o professor Cláudio Scherer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por sua trajetória acadêmica na área da física, e sindical, na consolidação e expansão da ADUFRGS. A abertura do Encontro foi encerrada com um coquetel para docentes e convidados.

Fonte: PROIFES-Federação

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp