APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Oficinas promovem qualidade de vida e atividade sindical para docentes aposentados

Após anos de contribuição, o/a docente pode se aposentar, mas isso não significa perder qualidade de vida ou abandonar as atividades sindicais. No segundo dia do 3º Encontro Nacional do PROIFES-Federação sobre Assuntos de Aposentadoria, realizado em parceria com a APUFSC-Sindical em Florianópolis, cinco oficinas temáticas, moderadas pelo diretor de assuntos de aposentadoria do PROIFES, Nilton Brandão (Sindiedutec-PR), debateram, promoveram e instigaram os professores e professoras aposentados/as presentes a manterem as atividades físicas, mentais e sindicais, participando da vida no sindicato e academia de formas diferentes, sempre com foco na qualidade de vida.

Na oficina Neurociência, cidadania e educação ao longo da vida – Saberes e experiências a serviço da reorganização mental, ministrada pelo professor Magno Medeiros, da Universidade Federal de Goiás, as relações entre o cérebro e uma vida ativa foram exploradas e estimuladas, especialmente a manutenção da atividade mental, em suas diferentes formas. “Muitas vezes precisamos ‘resetar’ o cérebro, e exercitá-lo de diversas maneiras. Quando aprendemos algo novo, novas sinapses (conexões neurais) são criadas, independente da idade. Por isso é importante mantermos a prática de raciocinar analiticamente e artisticamente, ao longo de toda a vida”, afirmou Medeiros.

Na oficina Aposentadoria e qualidade de vida, a professora Fábia Pottes (ADUFEPE-Sindicato) indagou aos docentes presentes o que eles entendem por qualidade de vida. Em sua fala, Fábia ressaltou que “envelhecer é um privilégio, só não envelhece quem morre jovem”, e por isso é necessário trabalhar a questão do alongamento da vida ativa e útil desde as idades mais tenras. “Realizem constantemente atividades que promovam o bem estar mental”, aconselhou a professora, porque “com o término da carreira profissional, ocorre uma mudança do papel na vida, causando a perda do vínculo com seu emprego e a rotina que costumava realizar, havendo a necessidade de encontrar uma nova referência”, ressaltou Fábia.

A psiconeuroimunologia, uma abordagem interdisciplinar para integrar os conhecimentos básicos de várias disciplinas, compreendendo a psiquiatria, psicologia, neurologia, neurociências e endocrinologia, foi o tema da oficina Psiconeuroimunologia e saúde, ministrada pelo professor Ricardo Tramonte (APUFSC-Sindical). “Nosso sistema de defesa é nosso corpo todo, e é importante conhecer o máximo possível, e estudar mais, para entendermos melhor as relações entre estímulos emocionais e psicológicos, alterando o sistema imunitário em bases neurofisiológicas”, explicou o especialista. Por isso, “sejam felizes, porque isso poderá auxiliar muito as suas defesas imunitárias”, concluiu.

As ações direcionadas aos aposentados foram compartilhadas pelos professores Jairo Bolter e Rosa Maria Duro Magrinelli, na oficina Relato do GT multiatividades da ADUFRGS-Sindical: Uma experiência de descentralização das ações de base, na qual os professores expuseram as iniciativas e processos adotados na entidade.

O professores Dirceu Ribeiro e José Maxwell, do ADURN-Sindicato, aproveitaram o evento para apresentar a nova página do portal da ADURN, dedicada exclusivamente aos temas relacionados à aposentadoria, com notícias, vídeos, textos e informações atualizadas constantemente.

aposentadoria elvira

Conquistas da Carreira Docente “como a Progressão ao topo da carreira e a valorização da Dedicação Exclusiva (DE) e da Titulação foram contribuições essenciais do PROIFES aos professores e professoras. Eu costumo brincar que se o PROIFES não tivesse feito mais nada, já teria contribuído de maneira decisiva apenas com estas conquistas”, ressaltou a professora Elvira Barbosa Cortes (Apub Sindicato), que em conjunto com as professoras Maristella Said e Rutildes Fonseca, também da Apub, lideraram a oficina Direitos Adquiridos e Suprimidos. “No nosso sindicato temos um curso preparatório para a aposentadoria, e temos um programa para que os professores que se aposentam continuem na universidade, como professor voluntário, de pesquisador e colaborador. Nossa proposta aqui é compartilhar nossas práticas para ajudar a fortalecer os sindicatos e intensificar a mobilização contra a Reforma da Previdência”, destacou Elvira.

A professora Teresa Sell realizou com os participantes do Encontro uma prática de Tai Chi e Chi Kung, que são práticas medicinais chinesas, cujos exercícios auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, mental, e na saúde e mobilidade em geral. “É preciso ter um corpo forte para conter um espírito ilimitado”, citou a professora, antes de realizar alguns exercícios práticos ao som de música ambiente.

aposentadoria roda

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp