Spread the love

As mulheres negras que hoje ocupam posições importantes dentro da universidade conquistaram esses lugares com muitas dificuldades. Quais são elas? É justamente essa questão que será debatida em mesa redonda no primeiro dia do Fórum Social Mundial 2018, que vai de 13 a 17 de março em Salvador-BA.

O debate, intitulado “A Universidades e as mulheres negras em espaço de poder”, acontecerá a partir das 11h na Tenda da CUT localizada na Praça das Artes (UFBA-Ondina), e contará com a participação da reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Guimarães, além de Luciene Fernandes, presidenta da APUB Sindicato, e a professora Auristela Felix (Contábeis-UFBA), Caroline Anice (DCE-UFBA) entre outras mulheres com força e vivência para discutir o desafio das mulheres negras na gestão universitária. “Essa é uma discussão muito importante. Eu, por exemplo, sou apenas a terceira reitora negra de uma universidade federal, atualmente a única”, ressalta Joana Guimarães.

Temas como violência doméstica e social, importância da organização sindical na atualidade, transformação das Universidades na atualidade, importância da extensão universitária no processo de ensino-aprendizagem irão nortear as falas das convidadas e enriquecer o debate.

Serviço:

O que: Mesa Redonda sobre – “A Universidades e as mulheres negras em espaço de poder” –  Fórum Social Mundial

Quando: 13/03 – 11h

Onde: Tenda da CUT – Praça das Artes (UFBA Ondina – Próximo ao PAF III)