APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES-Federação participa da Conferência Livre da Educação Superior – CONAPE 2018 em Belo Horizonte

A Universidade Federal de Minas Gerais foi palco das discussões da Conferência Livre da Educação Superior – Conape 2018, promovida pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), no dia 28 de março. Com o tema “Em defesa da Universidade Pública e da Democracia”, mais de 30 entidades e instituições de todo o país discutiram o desmonte da educação superior pública, a autonomia das universidades e o como o cenário político tem impactado a educação.

Representando o PROIFES-Federação, o professor Flávio Alves da Silva (ADUFG-Sindicato) cumprimentou a nova reitora da UFMG, professora Sandra Goulart, e prestou solidariedade à reitoria e à comunidade acadêmica pelos ataques ocorridos dias atrás na UFMG. O diretor enfatizou os ataques do governo às universidades e institutos federais e reforçou que PROIFES  luta em defesa da autonomia das universidades, que está sendo “caçada” por este atual governo. “O governo só tem reduzido ainda mais o investimento nas universidades, com único intuito de precarizar as mesmas. Nos governos Dilma e Lula foram criadas várias universidades e institutos federais que estão na penumbra, sofrendo bastante para oferecer uma educação de qualidade”, disse.

Além disso, IFES estão sendo divididas pelo governo sem consulta à comunidade acadêmica, como em São Paulo e Pernambuco e a Ciência e Tecnologia vem também sofrendo sucessivos golpes. “A redução nos investimentos é profunda e o Brasil demorará muitos anos para recuperar seu potencial em pesquisa”, afirma. Flávio ressalta que os países em pleno desenvolvimento investem continuamente e pesadamente em Ciência e Tecnologia e reconhecem que o seu desenvolvimento está fortemente atrelado ao crescimento da pesquisa.

O diretor do PROIFES encerrou sua fala afirmando a necessidade de união da categoria: “Os ataques estão acontecendo, mas é um momento de união de todos para que a educação não vá para o saco. O que o governo realmente quer fazer é privatizar toda a educação brasileira, desde a educação básica até a superior. A privatização do ensino só cresce, temos que nos unir contra isso”.

Conferências Livres

As conferências preparatórias e livres são espaços para debater sobre educação, contribuindo com a construção da Política Nacional de Educação no contexto da Conape. As conferências são autoconvocadas e autogeridas e tem intuito de formação, comunicação e mobilização social.

Dentro dos objetivos, as conferências promovem a difusão do debate sobre os desafios da educação superior e o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país e na garantia da soberania nacional. Além disso, promove o diálogo e estimula a participação de todas as entidades e pessoas interessadas no tema da educação nacional. As discussões da Conape 2018 irão compor um Documento Referência, que será levado ao FNPE.

Fonte: Ascom ADUFG-Sindicato

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp