APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub lamenta o falecimento da professora Suzana Alice Cardoso

A Apub Sindicato lamenta profundamente o falecimento da professora aposentada do Instituto de Letras da UFBA Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso. A professora esteve envolvida na fundação do sindicato, era filiada desde 1977, e fez parte da diretoria na gestão de Humberto Tanure (1977-1979). Mesmo após a aposentadoria, continuou participando das atividades do sindicato. No encontro de professores e professoras aposentados de 2015, ela apresentou seu projeto “Atlas linguístico do Brasil”, que mapeia os diferentes usos da língua portuguesa nas regiões do país, atentando para as diferenças geográficas e sociais. O projeto, que reúne vários aposentados do Brasil,  pretende contribuir para reduzir a discriminação e estigmatização do falante. “Eu me sinto feliz por contribuir nesse compromisso social”, disse Suzana na ocasião. Leia aqui também a entrevista que ela deu para o Jornal da Apub, em 2009, onde fala sobre sua atuação acadêmica e no movimento docente.

O velório será amanhã (03), às 10h, na capela C do cemitério Jardim da Saudade. Toda nossa solidariedade à família e amigos/as.

12232799_1020348721340348_8663329358999145037_o

Abaixo, a nota do professor Joviniano Neto, ex-diretor da Apub e amigo de Suzana:

Acabamos de saber a terrível notícia de que Suzana acaba de falecer.
Ontem, ainda falamos com ela. Estava em plena atuação. Uma liderança acadêmica que, entre outras obras, conduziu a confecção do Atlas Linguístico do Brasil. Uma liderança do movimento docente que participou da fundação da Apub e sempre esteve presente nas nossas lutas.

É parte da nossa memória, história e identidade.

Estará sempre viva em nossos corações e, católica praticante, encontrou, face-a-face, com Deus de quem sempre deu testemunho.

Joviniano Neto.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp