APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Assembleia docente debate ações para fortalecimento do campo democrático

Na Assembleia realizada ontem (23), no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, docentes debateram a necessidade de fortalecer e ampliar a luta em defesa da democracia no país e da universidade pública. Durante os informes da diretoria, a presidenta Luciene Fernandes – que coordenou a mesa junto com a diretora Raquel Nery – pontuou as atividades já realizadas na semana anterior, como o ato na reitoria dia 19 de outubro, após o encerramento do Congresso da UFBA; indicou também a realização de mais dois atos: um organizado por entidades da educação, marcado para hoje (24) e uma Plenária em Defesa da Democracia na próxima semana. Ainda durante os informes, docentes aproveitaram para divulgar as agendas de suas unidades; a representante do DCE, a estudante Caroline Anice também informou sobre as ações de panfletagem.

site2

No momento do debate, a professora Cláudia Miranda (Faced) sugeriu a realização de mais ações que tenham visibilidade para além da universidade, além de pensar uma articulação a nível nacional. Também da Faced, a professora Celi Taffarel avaliou positivamente os atos da semana anterior e destacou a leitura do Manifesto aprovado pelos docentes em defesa da democracia na abertura do Congresso da UFBA; sugeriu reforçar a participação nos atos de massa e a convocação de nova Assembleia para manter a mobilização. O professor Henrique Saldanha (ICS) destacou o contexto de ataques à universidade pública, com as recentes notícias de planos para cobrança de mensalidades, interferência nas nomeações de reitores e mapeamento ideológico do corpo docente. Emanuel Lins, professor da Faculdade de Direito, explicou a organização do plantão jurídico, junto ao sindicato. O grupo de advogados estará disponível 24h e o auxílio poderá ser solicitado através dos números da Apub: (71) 32357433 em horário comercial e (71) 992380130 nos demais horários.

Os encaminhamentos da Assembleia foram os seguintes:

  • Realização de Plenária pela Democracia no dia 30 de outubro. Local indicado: Faculdade de Direito da UFBA
  • Produção de programa “Momento Apub”, na rádio Educadora, tematizando a defesa da democracia e da universidade
  • Convocação de Assembleia Geral para a primeira semana de novembro
  • Formação de grupo de ação para panfletagens em pontos estratégicos de Salvador, com carro de som (Marize Carvalho, Henrique Saldanha e Ivan Maia se disponibilizaram)
  • Solidariedade para os e as estudantes da UFBA
  • Realização de novas atividades de mobilização no dia 26 de outubro
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp