APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Ministro Ricardo Lewandowski, do STF, fará conferência na Faculdade de Direito no dia 14

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski estará na Faculdade de Direito da UFBA na próxima sexta-feira, 14/06, para ministrar a Conferência Magna do Ano de 2019, intitulada “A ideia de Democracia na atualidade”, que marca o início das celebrações do centenário de morte do jurista baiano Ruy Barbosa (1849-1923). O evento será transmitido ao vivo na web pela TV UFBA. 

O evento é uma realização da Reitoria da UFBA e da Faculdade de Direito, e o ministro vem a Salvador atendendo a um convite feito pelos estudantes do Centro Acadêmico Ruy Barbosa (Carb). Apoiam o evento a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e o Sindicato dos Professores das Instituições de Ensino Superior da Bahia (APUB). O auditório da Faculdade de Direito tem 400 lugares, que serão ocupados preferencialmente para quem estiver previamente inscrito no evento, através da plataforma Sympla e do aplicativo do Carb. 

Enrique Ricardo Lewandowski é ministro do STF e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente é o presidente da Segunda Turma, tendo exercido o cargo de Presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça entre 2014 e 2016. Ocupou interinamente o cargo de Presidente do Brasil em 2014 e de Presidente do Senado Federal, para fins do Julgamento do Processo de lmpeachment, em 2016. Também exerceu o cargo de Presidente do Tribunal Superior Eleitoral em 2012. Foi Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). 

Formado em Ciências Políticas e Sociais e em Direito, detém os títulos de doutor e livre-docente em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e de Master of Arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacv, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University, nos Estados Unidos. Também é Professor Titular de Teoria Geral do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 

Escreveu diversos artigos e livros, entre os quais “Globalização, regionalização e soberania (2004)” e “Pressupostos materiais e formais da intervenção federal no Brasil (2018)”. A

 HORÁRIO: 18h30 

LOCAL:  Espaço Cultural Raul Chaves/Faculdade de Direito da UFBA 

.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp