APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES discute cortes no orçamento da Educação em Seminário

Os impactos dos cortes nos orçamentos das Universidades e as consequências para o país. É com o objetivo de debater esta temática que o PROIFES-Federação, através da professora Luciene Fernandes (Apub Sindicato) participa de Seminário na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados às 10h desta terça-feira (2).

Após seis meses de gestão sem apresentar um programa econômico para o país, governo consolida a percepção de que as universidades, especificamente, e a Educação, de maneira geral, são os alvos principais de um projeto de destruição da soberania nacional. 

Num cenário de falta de diálogo do atual governo com os educadores, desrespeito à autonomia universitária e não cumprimento da legislação, em abril, o Ministério da Educação anunciou um corte de 30% das dotações orçamentárias anuais das universidades e institutos federais.

Alvo de protestos de milhares de estudantes, docentes, movimentos sociais e sindicais nas ruas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já esteve na Câmara para prestar esclarecimentos e negou o corte em recursos das universidades. Para ele, o ministério está cumprindo determinações orçamentárias ao contingenciar os recursos.

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp