APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

UFRB – Autonomia e Respeito

A Apub se solidariza com a comunidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, especialmente com o seu Conselho Universitário, na defesa da imediata nomeação da Reitora, condição para estabilidade e continuidade dos trabalhos da universidade. A posição da Apub – a mais antiga entidade representativa de docentes do ensino superior no Brasil e à qual são filiados vários professores da UFRB , fundamenta-se em seus princípios e na avaliação criteriosa e específica da situação. Inicialmente, trata-se da defesa da autonomia universitária e da capacidade do CONSUNI escolher gestores, apoiados pela comunidade que vão dirigir, e detentores de experiência administrativa e qualificação acadêmica. A respeito destaca-se que o CONSUNI da UFRB colocou em primeiro lugar na lista uma doutora e pós-doutora que demostrou capacidade administrativa.

O segundo motivo é a estranheza diante da tardia e extemporânea manifestação de professor irresignado com a falta de apoio de seus pares, que, cerca de quatro meses depois da eleição da lista tríplice e às vésperas de encerramento do mandato do Reitor, entrou com ação judicial visando anular o processo de composição da lista tríplice, suspensão da nomeação do Reitor e do Vice-Reitor e, em caso de vacância, objeto real de sua ação, postular nomeação de um
Reitor Pro Tempore, levando a universidade à situação de indefinição e espera.

A Apub acompanha, desde o início, a história da UFRB, universidade que soma a sua condição de nova com antigas raízes na história da universidade. Desta soma, resultam representatividade e equilíbrio nas decisões, que ora se exprimem nas decisões do CONSUNI com a qual nos solidarizamos.

Nota “UFRB – Autonomia e Respeito” em pdf.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp