APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

PROIFES e Apub debatem Autonomia e Financiamento das Universidades Públicas, em Seminário em Salvador

Em um período de reiterados ataques à educação pública brasileira, e em especial às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o PROIFES-Federação e a Apub Sindicato realizam nos dias 3 e 4 de outubro, em Salvador (BA),  o Seminário Nacional Universidade Pública: Autonomia e Financiamento.

O Seminário vai reunir na capital baiana especialistas em autonomia, gestão e financiamento das universidades públicas brasileiras, em um cenário em que o governo federal contingencia verbas das IFES, congela contratações, pesquisas e bolsas, e tenta aprovar o projeto Future-se, que pretende flexibilizar a autonomia de gestão e financiamento das universidades e institutos federais.

“Este seminário acontece em uma conjuntura em que é necessária uma reflexão sobre o papel da universidade pública na sociedade brasileira, sua autonomia, prevista constitucionalmente, suas formas de financiamento e sua importância estratégica para o desenvolvimento social, econômico e científico do país. O PROIFES-Federação e a Apub vão trazer elementos e avaliações sobre o cenário atual, as alternativas para as IFES, e desafios futuros para a educação superior pública brasileira”, afirmou o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC-Sindicato).

No dia 3, a mesa de abertura, às 9h, debate Cenário e Desafios da Universidade Pública no Brasil e conta com a participação de Nilton Brandão, do PROIFES-Federação, Raquel Nery, presidenta da Apub, Maria Stella Goulart, do APUBH e Júlia Aguiar, da União Nacional dos Estudantes. A mesa da tarde, às 14h, composta por Cássia Maciel (Proae/UFBA), Olival Freire (PROPCI/UFBA) e Naomar Almeida (ex-reitor da UFSB) tem por tema Universidade pública e a sociedade brasileira.

No dia 4, a primeira mesa é sobre Universidade pública e Autonomia. Os participantes serão Eduardo Rolim, do PROIFES-Federação, Roberto Salles (GT – EDSUP) e Marcelo Knobel (Unicamp). De tarde o debate é Universidade pública e Financiamento, com Gil Vicente (PROIFES-Federação), Jesualdo Farias (ex-reitor da UFC), Thompson Mariz (GT – EDSUP) e Vilson Romero (ANFIP). Todas as mesas acontecem no Auditório do Instituto de Biologia da UFBA (IBIO), que fica na Rua Barão de Gremoabo, s/n, no bairro Ondina, em Salvador (BA). A última mesa, às 17h, conta com o presidente da Andifes, João Carlos Salles e tem por tema Perspectivas para a Universidade Pública Brasileira. Após essa mesa haverá o encerramento do evento.

“O Seminário é fundamental neste momento de ataques à educação e, em especial, à universidade pública. É necessário ampliar a discussão junto à comunidade acadêmica e a sociedade civil sobre um modelo que não tome a educação como uma mercadoria, mas sim como um dos principais fundamentos para a construção de uma nação soberana”, destacou a vice-presidente do PROIFES, Luciene Fernandes (Apub Sindicato).

Para a presidenta da Apub Sindicato, Raquel Nery, o Seminário Nacional Autonomia e Financiamento “é um dos meios de executar nossa tática de enfrentamento ao Future-se, de atuar para formar na comunidade acadêmica não apenas uma resposta negativa ao programa, mas uma oposição qualificada que resulta da sólida compreensão de alguns conceitos de base para a concepção de universidade pública.”

O evento terá transmissão ao vivo pelo Facebook do PROIFES-Federação e da Apub Sindicato. Acompanhe esta e outras notícias do Seminário no site e redes do PROIFES e da Apub:

Twitter: twitter.com/proifesfederal
Facebook: facebook.com/proifesfederal/
Youtube: youtube.com/proifesfederacao
Instagram: instagram.com/proifesfederacao

APUB

Twitter: twitter.com/apubsindicato
Facebook: facebook.com/apub.sindicato/
Youtube: youtube.com/apubsindicato

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp