APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano será realizado em Curitiba, de 3 a 5 de dezembro

Na segunda-feira, 2 de dezembro, se iniciarão, na cidade de Curitiba, as atividades do Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras de Educação da IEAL e na terça-feira, 3 de dezembro, começa o V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano. A Internacional da Educação da América Latina (IEAL) organiza ambos eventos com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação do Brasil (CNTE). As representantes das organizações sindicais da América Latina, incluindo Apub e PROIFES, vão debater sobre temas de gênero e direitos das mulheres.

O legado de Paulo Freire
O V Encontro Nacional do Movimento Pedagógico Latino-americano se inspira no legado do pedagogo brasileiro Paulo Freire. “Luto por uma educação que nos ensine a pensar, e não por uma educação que nos ensine a obedecer” é o lema selecionado para o evento, motivador da luta das organizações sindicais do setor da educação da América Latina. O encontro se enquadra nas atividades de preparação para a comemoração do centenário do nascimento de Paulo Freire no ano de 2021.
O movimento pedagógico Latino-americano é uma estratégia política organizacional para propor políticas públicas educacionais alternativas a partir da perspectiva dos sindicatos. É promovida pelo Comitê Regional da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e executada pela oficina regional da IEAL com apoio de suas organizações afiliadas.
A defesa de uma educação pública, laica, de qualidade como direito social garantido pelo Estado é uma das principais lutas do MPL, junto ao reconhecimento dos direitos das pessoas trabalhadoras da educação. O encontro será realizado em Curitiba como uma demonstração de apoio ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que ficou preso por motivações políticas na cidade paranaense, e foi libertado no último dia 8.

Fonte: Internacional da Educação – IEAL

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp