APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Nota de solidariedade ao colega, professor José Sérgio Gabrielli

Com profunda indignação a Apub tomou conhecimento de que o Professor José Sérgio Gabrielli sofreu medida punitiva, injusta e descabida, originada na CGU, de cassação de sua aposentadoria, resultado de mais de 30 anos como professor na Faculdade de Economia da UFBA e sua atual única fonte de renda.

O professor Gabrielli, de aquilatada competência intelectual e acadêmica, contribuiu de modo excepcional com a Universidade Federal da Bahia, formando gerações de profissionais das ciências econômicas. Durante os governos PT, dirigiu a Petrobrás, maior estatal brasileira, entre 2005 e 2012, tornando-a uma das maiores petrolíferas do mundo e colocando nosso país em patamar inédito de soberania e possibilidades econômicas e estratégicas. A despeito de seu histórico, o professor Gabrielli é alvo do que temos assistido no país: o uso político das instituições jurídicas, que tem esvaziado o Estado Democrático de Direito e atropelado os direitos e a própria vida do cidadão. Nosso colega, alvo de devassa há anos, é agora vítima de medida arbitrária e injusta sem que nada que lhe desabone a honra e a integridade se comprove.

A Apub, entidade à qual é filiado, comprometida com os princípios democráticos e com a justiça, expressa sua solidariedade ao companheiro de luta acadêmica e política e, sem hesitar, coloca-se à disposição para o que for necessário na defesa de sua integridade, que é ao mesmo tempo a defesa da justiça e do direito de todos e todas nós.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp