DIRETORIA

Biênio 2020- 20202

PRESIDENTE:
Emanuel Lins (UFBA/Direito)

Professor da Faculdade de Direito da UFBA e da UNEB. Representante docente no Conselho Universitário da UFBA. Graduado, mestre e doutorando em Direito pela UFBA. Integrante da Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo.
Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/BA.

VICE-PRESIDENTA:
Ana Lúcia Góes (UFBA/ICS)

Fisioterapeuta, mestre e doutora em Medicina e Saúde Humana. Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia - ICS/ UFBA. Docente Ufba desde 2016. Pesquisadora em Disfunções do movimento humano e em fisioterapia do esporte.

DIRETORA ADMINISTRATIVA:
Andrea Beatriz Hack de Góes
(UFBA/LETRAS)

Profa. Adjunta Instituto de Letras desde 2015. Atua como docente da graduação, pós-graduação (PROFLETRAS) e extensão. Pesquisadora da área de Língua Portuguesa e Letramentos Digitais, com foco na formação de professores.

DIRETORA FINANCEIRA:
Fernanda Almeida Pereira (UFBA/CRECHE)

Pedagoga, Mestre e Doutora em educação UFBA. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFBA, desde 1997. É pesquisadora da Linha de Pesquisa Educação e Diversidade, do Programa de Pós-graduação em Educação FACED-UFBA. Filiada desde 1998, é integrante do GT Educação da APUB.

DIRETORA ACADÊMICA:
Jucélia Bispo dos Santos (UNILAB/IHL - Campus Malês)

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais no Campus dos Males (São Francisco do Conde - Ba), Graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Sanatana (UEFS), mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Sociedade (GEPILIS) na UNILAB e membro do grupo Laboratório de Estudos, Pesquisas em Geografia e Educação (LEPEGE), da UNEB, Campus XI.

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA:
Luciene da Cruz Fernandes (UFBA/ICS)

Fonoaudióloga formada pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e doutora pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Pesquisadora na área de audiologia e políticas públicas. Professora Associada I do departamento de fonoaudiologia da UFBA e da pós-graduação Ciências da Reabilitação do Instituto Ciências da Saúde (ICS/UFBA).

DIRETOR SOCIAL E DE APOSENTADOS: Joviniano Soares de Carvalho Neto (UFBA/FFCH/Apos.)

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Professor de Direitos Humanos no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-Bahia (2015-2019). Presidente do CEPET – Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Tortura, membro do CNPCT – Comitê Nacional de Prevenção e Combate a Tortura (2014-2018); professor de Ciência Política da UFBA (Aposentado). Já ocupou vários cargos em entidades da Sociedade civil, inclusive na APUB.

Titulares do Conselho Fiscal

Uilma Matos (UFBA/FACED)

Formada em Pedagogia e letras. Professora associada do departamento de Fundamentos de Educação I (FACED/UFBA). Desenvolve pesquisas na linha de Política e Gestão Educacional, políticas de Educação de Jovens e Adultos e Formação de professores.

Leopoldina Menezes (UFBA/Matemática)

Professora associada do Instituto de Matemática e Estatistica. Doutorado e pesquisadora no Núcleo Interdisciplinar da Mulher (NEIM).

Silvia Lúcia Ferreira (UFBA/Enfermagem)

Graduação em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e Pós Doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona. Professora Titular. Fundadora, Pesquisadora e Líder de Pesquisa do GEM (Centro de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres, Gênero, Saúde e Enfermagem), na Escola de Enfermagem da UFBA. Pesquisadora do NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher), Faculdade de Filosofia e Ciencias Humanas.

Suplentes do Conselho fiscal

Hebe Alves (UFBA/Teatro)

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, com Doutorado-Sanduiche na Universidade de Nanterre - França. Professora Adjunta da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

Carlos Alberto Soares (UFBA/FFCH)

Antropólogo. Professor Titular no Departamento de Antropologia (FFCH/UFBA) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia-PPGA (FFCH/UFBA). Desenvolve pesquisas na área de antropologia da saúde, memória social, antropologia e patrimônio cultural, povos e populações em situação de vulnerabilidade socioambiental, inovação, desenvolvimento de base comunitária e empreendedorismo social.

Conselho de Representantes - UFBA

Manoel Marcos Freire D'Aguiar Neto (UFBA/Física/Apos.)
Titular

Professor e pesquisador aposentado do Instituto de Física, do qual foi Diretor. Mestre em Geofísica e Doutor em Física da Matéria Condensada.

Bárbara Coelho (UFBA/ICI)
Titular

Professora do Instituto de Ciência da Informação (ICI-UFBA). Professora do Programa de Pós graduação em Educação (PPGE-UFBA) e do PPGCI/UFBA. Desenvolve pesquisas na área de tecnologias digitais, políticas públicas e tecnologia e inclusão social.

Daniel Tourinho Peres (UFBA/Titular)
Titular

Daniel Tourinho Peres é Professor do Departamento de Filosofia da UFBA desde 1994. Defendeu o doutorado na Univesidade de São Paulo, em 2002. Atua na área de Filosofia Política. É pesquisador de Produvitidade do CNPq

Meran Muniz da Costa Vargens
(UFBA/Teatro)
Suplente

Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2005) e pós-doutorado pelo Instituto de Artes da UNICAMP - SP (2010). Pós-doutorado pelo Centro de Letras e Artes da UNIRIO (2016). Atualmente é professora Associada I da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Desempenha-se como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA).

Rutildes Fonseca (UFBA/Faced/Apos.)
Suplente

Professora aposentada, Metodologia e Prática de Ensino do Português, Faced- UFBA. Formação em Letras com Francês. Especialização em Língua e Literatura Francesa - Paris e Toulouse. Assessoria ao Ensino do Português na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e no Comitê de Fomento Industrial de Camaçari.

Ricardo Carvalho (UFBA/Politécnica)
Suplente

Professor Adjunto do Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica. Doutor em Ciência e Engenharia Ambiental Urbana (2007-2009). Representante docente no CONSUNI da UFBA (2015-2017). Vice-presidente da Apub Sindicato (2006-2008 e 2016-2018)

Conselho de Representantes - IMS/UFBA - VITÓRIA DA CONQUISTA

Leila Costa Cruz (IUFBA/MS)
Titular

Professora lotada no Instituto Multidisciplinar em Saúde. Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em ecologia, com foco em Biologia da Conservação. Trabalha com extensão e pesquisa nas áreas de conservação da biodiversidade e resiliência de sistemas socioecológicos

Vivian Carla Honorato dos Santos de Carvalho
(IMS/CAT)
Suplente

Nutricionista, mestre e doutoranda em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da área de Saúde Coletiva do curso de Nutrição do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realiza pesquisas na área de educação alimentar e nutricional, saúde do Idoso e epidemiologia das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

Conselho de Representantes - ufrb

Claudia Feio da Maia Lima
(UFRB/CCS)
Titular

Enfermeira, mestrado UFBA, Doutorado UERJ, ambos em enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da UFRB. Especialista em Preceptoria no SUS pelo Sírio Libanês. Membro da Diretoria da ANG Brasil e dos Grupos de Pesquisa GEPESI-UERJ e CRIAI-UFRB.

Maria de Fátima da Silva Pinto Peixoto
(UFRB/Aposentada)
Suplente

Professora aposentada da UFRB atuando na área de Biologia do Solo.Engenheira Agrônoma pela Escola de Agrononia da Universidade Federal da Bahia em 1982. Mestrado em Fitotecnia pela Escola de Agronomia da UFBA em 1989. Doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo/USP em 1999. Aposentou-se em 2012.

Conselho de Representantes - ifba

Eloisa Santos Pinto (IFBA)
Titular

Especialista em desenho Técnico; professora Adjunto IV de Desenho do IFBa; Ex-Representante da APUB no CONSURT – Conselho Superior do IFBA, Ex. Vice Presidente da APUB.

José Luís da Silva Moisés
(IFBA)
Suplente

Professor do curso de Engenharia Elétrica, do Instituto Federal da Bahia - IFBa. Ex-Coordenador do curso. Aposentado desde 2018.

Conselho de Representantes - UNILAB (CAMPUS DOS MALÊS)

Carlos Maroto Guerola (UNILAB/IHL)
Titular

Formado em Letras/Tradução, mestre e doutor em Linguística. Professor adjunto do Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (IHLM/UNILAB). Desenvolve pesquisas na área de linguagens e comunidades indígenas e quilombolas, linguística aplicada, linguística textual e estudos do discurso; sua prática de extensão foca em produção musical e culturas tradicionais.

Márcio André dos Santos (UNILAB/IHL)
Suplente

É Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Mestrado e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa política comparada com tese sobre as relações político-institucionais entre movimentos negros e Estado no Brasil e na Colômbia. Fez estagio doutoral na Johns Hopkins University, em Baltimore, Estados Unidos. Professor do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB, campus dos Malês em São Francisco do Conde, Bahia.

Close Menu