APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

A Apub no Carnaval

Este ano, a festa momesca será movimentada para a Apub, que apoia o Camarote Universitário, organizado este ano pela Assufba Sindicato, com venda de ingresso na sede até a próxima quarta-feira (06/02) e com contribuição financeira. Os 25 primeiros professores que enviarem mensagem para apub@apub.org.br ganham um par de convites para os dias da festa.

O Sindicato participa ainda da Mudança do Garcia, na segunda-feira (11/02). Como a característica principal desta parte do Carnaval é a sátira, a entidade não poderia deixar de fazer a sua manifestação, defendendo as principais bandeiras, como mais verba para a educação.

Para isso, os professores vão às ruas do Centro de Salvador, com os pirulitos que carregam frases, como “Dilma, bom PIBão tem 10% na Educação” e “Quem paga mal a professor, gosta da INDUCASSÃO”. A participação dos docentes da UFBA, IFBA e UFRB e familiares é fundamental, pois dá força ao movimento e endossa a luta em defesa de melhores condições para a classe trabalhadora. É importante a confirmação prévia da presença de cada um.

A concentração é no fim de linha do Garcia, a partir das 9h. Apesar de a saída do cortejo não ter horário definido, a espera é um momento de confraternização entre os colegas e com outras categorias.

Antes da saída da Mudança, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) faz uma grande feijoada, a partir das 7h, para comemorar os 30 anos de fundação. Em seguida, todos os movimentos sindicais e sociais filiados à Central saem junto com o cortejo.

Pipoca indignada

Na quinta-feira (07/02), primeiro dia de Carnaval, um grupo formado inclusive por professores sai pelo circuito da Barra-Ondina com o bloco “Pipoca Indignada”, para chamar a atenção para o novo caráter da festa, puramente excludente. Apesar de conhecida como a maior manifestação popular de rua do mundo, elitizou-se, dificultando cada vez mais a participação das pessoas que não pagam para curtir a festa de Momo.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp