APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

A vigilância tecnológica em debate nas Polêmicas Contemporâneas da UFBA

As frequentes espionagens de governantes, empresas e cidadãos, denunciadas de forma recorrente por sites como o Wikileaks, estarão no centro do debate Vigilância planetária e redes tecnológicas, que acontecerá no dia 20 de março de 2017, a partir das 19 horas, auditório da escola Politécnica da UFBA como parte das Polêmicas Contemporâneas promovidas pela Faculdade de Educação da UFBA, sob a coordenação do professor Nelson Pretto..

Os convidados Sérgio Amadeu da Silveira, professor da Universidade Federal do ABC, Kimberly de Aguiar Anastácio, do Instituto Beta: Internet & Democracia, de Brasília, e o diretor do IHAC/UFBA, Messias Bandeira, apresentarão resultados de pesquisas sobre o crescimento do vigilantismo no mundo, a segurança dos dados pessoais na rede internet, a ação das grandes corporações na mineração de dados, a proliferação de drones espiões e de guerra, entre outras tantos importantes aspectos da questão.

Quem são os convidados
Sérgio Amadeu da Silveira, professor da Universidade Federal do ABC, ativista, ex diretor do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação/Governo Federal), pesquisador da Cibercultura, doutor em Ciêcnia Política pela USP. Foi representante do terceiro setor no Comitê Gestor da Internet (CGI.br)Kimberly de Aguiar Anastácio, é pesquisadora na Universidade de Brasília. Ela é estudante de mestrado em Ciência Política, com foco em modelos de governança e relações de poder no Ecossistema da Internet. Também faz parte da Segunda Turma da Escola de Governança da Internet e do Observatório da Juventude, uma organização colaborativa criada para promover o envolvimento dos jovens em questões da Internet. Atualmente, monitora o Poder Legislativo em relação aos direitos humanos no ambiente digital junto ao Instituto Beta: Internet e Democracia.

Messias Bandeira,professor e diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC/UFBA), doutor em comunicação, pesquisador da cibercultura. Foi pesquisador visitante da New York University (Departmento de Media, Culture, and Communication). É o criador e coordenador do Digitalia – Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital e coordenador do Observatório Estadual de Economia Criativa-Bahia.

Polêmicas Contemporâneas

A disciplina denominada Polêmicas Contemporâneas recebe alunos de todos todos os cursos de graduação com o objetivo de discutir temas candentes que contribuam com uma formação mais amplas dos futuros profissionais diplomados pela UFBA. É aberta à participação da sociedade sem necessidade de pagamento ou inscrição.

É uma atividade promovida pelo Departamento II da Faculdade de Educação em conjunto com a Escola Politécnica da UFBA e com apoio da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Secretaria Regional da Bahia).

Os debates são transmitidos ao vivo em áudio e vídeo pela internet pela Rádio Faced Web/Rádio Web Poli e pelo Canal Polêmicas que podem ser acessados através da página http://www.polemicas.faced.ufba.br, onde também estão disponíveis os áudios e vídeos doa debates anteriores.

São usados intensamente as redes sociais, entre as quais Twitter, Identi.ca (@polemicas_ufba), Facebook, Instagram, Diáspora, entre outras (#polemicas_ufba) e a participação pode ser dar através do chat de Polêmicas em http://bit.ly/chatPolemicas.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp