APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Aposentados(as) fazem café Político na Apub

 

A manhã desta quarta-feira (14) foi movimentada na sede da Apub. Professores(as) participaram do Encontro dos(as) Aposentados e Aposentadas ao ar livre, com um belo café da manhã regado a conversações políticas. Na abertura, a professora Silvia Lúcia, presidenta do Sindicato, fez um breve relato sobre a negociação com o governo e explicou como se dará o reajuste salarial a partir de março de 2012. Além disso, ela destacou que a negociação da reestruturação da carreira docente é iniciada nesta quarta(14). Aproveitando a deixa, professora Maristela Said reivindicou a participação de aposentados nas mesas durante o processo negocial.

A professora aposentada, Elisabeth Bittencourt, que também faz parte da diretoria do Proifes pela Apub Sindicato, explicou os problemas das diferenças e a busca dos docentes por melhorias. Ela lembrou ainda do abaixo-assinado que está circulando pelo país, pedindo a correção do enquadramento dos aposentados, para que seja feita a equiparação entre os ativos. Para Elisabeth, é preciso ampliar a luta pela isonomia.

O relato sobre o cotidiano dos aposentados ficou por conta da professora Maristela Said. Ela tratou sobre a realidade dos aposentados, incluindo aqueles que continuam frequentando as unidades e os problemas enfrentados pelos que deixaram de fato de trabalhar, sentindo-se muitas vezes inúteis, com destaque para o desrespeito com o qual os idosos são tratados. Principalmente, os que viveram boa parte da vida em universidades públicas e passam a lecionar em faculdades privadas, onde a realidade é totalmente diferente. Além disso, ela destacou que os professores têm cada vez mais atividades, mas a remuneração não cresce. “O que resta aos aposentados é fazer um movimento para organizar a categoria, se não o segmento fica à mercê dos altos e baixos da política.

Na oportunidade, os professores aprovaram a criação da Comissão de Carreira, formada por cinco membros, sendo um da diretoria da Apub, dois da ativa e dois aposentados, cuja coordenação fica a cargo de Leopoldo Martins de Carvalho. Novo encontro foi marcado para o dia 5 de outubro (quarta-feira), quando serão eleitos os delegados para o Encontro Nacional dos Professores Aposentados, que ocorre nos dias 18 e 19 de outubro.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp