APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub define Semana de Mobilização

Para pressionar o governo a atender as demandas, os(as) servidores(as) públicos(as) federais (SPFs) vão fazer um Dia Nacional de Luta, em 25 de abril. Para o Proifes Federação, a data ter de ser marcada por uma verdadeira mobilização dos(as) docentes das Instituições federais de ensino superior, com protestos e discussões sobre os temas de maior interesse.

Na Apub Sindicato não poderia ser diferente. A programação está extensa e será durante toda a semana, de 23 a 27. No programa aprovado consta reunião com parlamentares da bancada baiana na Câmara Federal, na segunda-feira (23), para tratar dos projetos de lei em tramitação na Casa, que dizem respeito à categoria docente, a exemplo do PL 2.203/2011, que prevê o reajuste salarial de 4% e a incorporação das gratificações ao vencimento básico.

Confirmada para terça-feira (24), reunião da diretoria com os docentes do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS), Campus Professor Edgard Santos, em Barreiras. O encontro político está marcado para as 19h30.

Na quarta-feira, dia 25, quando todo o país vai fazer manifestações, está prevista a realização de um debate na UFBA com pauta extensa, com temas como o novo plano de carreira, já pensado com as transformações previstas na Previdência Complementar, PL 2.203/2011, onde também consta a mudança no cálculo da insalubridade e periculosidade, à qual o Proifes é terminantemente contra. Em debate também, o processo de terceirização dos hospitais universitários, o ponto eletrônico para os professores nos institutos federais e questões locais, como a transformação da Creche-UFBA em unidade de ensino infantil, acompanhando a tendência de outros estados, seguindo determinação da legislação brasileira.

As manifestações dos docentes terminam na sexta-feira (27), com assembleia geral, na sede do Sindicato, para avaliar o movimento e a continuidade da luta. Para a diretoria da Apub, é o momento de fortalecer a categoria docente e pressionar o governo para que as reivindicações sejam atendidas. O fortalecimento do Sindicato passa, necessariamente, pela filiação das(os) novas(os)professores, os mais duramente atingidos pelas medidas do governo.

Foto Carlos Vilmar

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp