APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub participa de ato contra o desmonte da Previdência e Marco Temporal

Na manhã de hoje (07), a Apub, participou do ato em defesa da Previdência Social, unificado com a ação contra o Marco Temporal, em Salvador. Servidores, representantes sindicais e movimentos sociais manifestaram para defender, principalmente, o andamento dos processos relativos ao INSS. Só no Nordeste – região com maior demanda acumulada – são mais de 1,4 milhão de pessoas na fila do INSS e na Bahia, o número de solicitações de algum tipo de benefício ultrapassa 125 mil. Além disso, também está sendo cobrado que sejam instaladas superintendências estaduais a partir do desmembramento das atuais superintendências regionais, correspondentes às cinco regiões do país. “Vamos exigir do governo Lula a criação de superintendências em cada estado do nordeste. Atualmente só há uma superintendência em Recife para atender a toda a região”, reforçou Jailson Alves, diretor de comunicação e cultura da Apub.

Paralelamente, denunciavam o Marco Temporal, tese defendida pelos ruralistas a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e prevê que a demarcação de uma terra indígena só pode acontecer se for comprovado que estava ocupada até 5 de outubro de 1988, quando a Constituição atual foi promulgada.

Propostas

Entre os encaminhamentos realizados após o ato, membros de diversas entidades sindicais assumiram o compromisso de organizar uma caravana até a cidade de Recife, local onde funciona a Superintendência Regional Nordeste da Previdência Social para levar à unidade diversas pautas relacionadas ao tema, entre elas, a convocação de aprovados no último concurso. “A pauta principal é a defesa da Previdência Social como entidade pública, forte e prioritária para a sociedade. Nos orgulhamos de contar com o apoio de representantes de diversas categorias como professores de universidades federais, correios, alimentação, petroleiros, urbanitários, entre outras categorias que marcaram presença no evento, por entender a importância dessa luta”, declarou Edmilson Barbosa, Secretário de Comunicação da CUT-BA.

Créditos das fotos: Leonardo Lemos

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp