APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

APUB participa de ato na reitoria em repudio à invasão dos três poderes

A APUB participou hoje, 13 de janeiro, do ato em repúdio à invasão das três sedes dos poderes em Brasília e em defesa da Democracia brasileira. A ação de terror e depredação ocorreu no dia 08 de janeiro por um grupo antidemocrático e inconformado com o resultado das eleições que derrotou o ex-presidente, um dos principais responsáveis por mobilizar o avanço do fascismo e do autoritarismo no país.

O ato, realizado no salão nobre da Reitoria, foi promovido pela UFBA, OAB-BA e Faculdade de Direito da UFBA, com apoio do sindicato e outras organizações. O professor Ponciano de Carvalho, diretor acadêmico da APUB, representou a entidade durante o evento, mas também estiveram presentes a vice-presidenta Clarisse Paradis (UNILAB/Malês), o diretor de comunicação, Jailson Alves (IQ/UFBA), a diretora financeira, Fernanda Almeida(Creche/UFBA) e o diretor social e de aposentados, Marcos Manoel D’Aguiar.

“Eu acredito que é fundamental a participação da APUB nesse ato porque o sindicato vem pautando a questão democrática e participando na rua, na universidade, nas instituições, em atos em Brasília desde o golpe de 2016, que tirou a ex-presidenta Dilma Rousseff. E agora, mesmo com a vitória do campo democrático na eleição de 30 de outubro, é preciso vigilância diante desse ato de depredação da Praça dos Três Poderes, que fez a gente acordar para o fato de que somente a vitória nas eleições não garante que a gente tenha um período em que a democracia e as instituições serão respeitadas. A APUB acredita que é preciso reinstitucionalizar o Brasil, com respeito às instituições para conseguir avançar com a educação pública, no combate à fome, chegar Universidade e produção de conhecimento onde não tem. E aí lutar por boas condições de trabalho, nas pautas relativas à carreira docente, do ambiente de trabalho, da universidade como um todo”, declarou Ponciano.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp