APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

APUB Participa do XVIII Encontro Nacional do PROIFES com maior delegação do evento

O encontro foi realizado no Hotel Golden Tulip de 12 a 14 de julho, em Natal/RN e contou com a participação de 54 delegados eleitos de 13 sindicatos federados

Foram três dias de intensos debates protagonizados por docentes de todo o país comprometidos com o futuro da educação brasileira. A delegação da APUB Sindicato participou da 18ª edição do Encontro Nacional do PROIFES, com o maior número de delegados/as do evento.

Uma delegação plural, composta por 22 membros; entre delegados e observadores. “Foi a delegação mais diversa e representativa do evento, composta por 13 mulheres e 9 homens. Finalizamos os trabalhos após três dias de muita disposição e empenho dos docentes baianos na condução de propostas que servirão de norte para construção de uma ampla agenda em defesa da educação pública, dos Institutos Federais, dos profissionais da educação e da soberania nacional”, comemorou Emanuel Lins, Presidente da APUB.

Assuntos ligados ao panorama do movimento sindical docente nacional e internacional foram abordados durante o encontro, com participação expressiva dos docentes da APUB, através de apresentações de 15 proposições, contribuindo desta forma com as diretrizes e estratégias que servirão de guia para os próximos períodos. “Estamos felizes com as discussões e encaminhamentos construídos durante o XVIII Encontro do PROIFES Federação. Temos a consciência de que há muito trabalho a ser feito, mas saímos com o sentimento de que estamos contribuindo significativamente para o fortalecimento do movimento sindical democrático, diverso e plural. A participação qualificada dos nossos representantes reafirmou o nosso compromisso com o futuro da educação brasileira”, avaliou Fernanda Almeida (UFBA- CRECHE)

Participação da APUB na Elaboração de Propostas

Entre uma mesa e outra, delegados eleitos da APUB Sindicato, se reuniram também para revisitar as propostas já encaminhadas e formular novas propostas que serão diretrizes fundamentais para o futuro da educação no Brasil.

O professor Joviniano Neto destacou em diversos momentos durante os três dias de atividade a importância da campanha de valorização do servidor público, além da preocupação de deixar claro o conjunto de propostas que serão repassadas para as bases.

Grande parte das falas convergiram para a defesa da democracia no país, apontando alguns caminhos para essa construção até outubro. Entre elas, uma campanha que combata a violência política no país, criação de estratégias para defesa da legitimidade do processo eleitoral, além de construir um projeto de país que ajude a superar o processo que estamos vivendo.

Em sintonia com os proponentes, a vice-presidenta da APUB, Ana Lúcia, trouxe ao plenário a proposta de criação de uma comissão que consiga se comunicar com a sociedade e combater de forma sistemática a desinformação e a Fake News.

O encontro foi finalizado na tarde de sexta-feira (14). Ao todo, 150 propostas foram elaboradas pelos docentes da APUB Sindicato, que serão sistematizadas e apreciadas para aprovação do Conselho Deliberativo do PROIFES. As propostas aprovadas pelo Conselho, irão nortear a luta dos docentes para o ano de 2023.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp