APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub realiza Seminário “Desafios do financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e na Bahia”

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Apub realiza o Seminário “Desafios do financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e na Bahia”, em parceria com o PROIFES-Federação. O objetivo do evento é debater a situação da Ciência e Tecnologia e Inovação no país, no contexto de corte de recursos e ataques às universidades públicas, e pensar ações de resistência e enfrentamento pelo movimento docente. As atividades acontecerão na Apub e no auditório do PAF I da UFBA.

O Seminário trará à Salvador o professor e pesquisador argentino Martín Labarca, do CONICET – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, que fará palestra alusiva aos 150 anos da tabela periódica, além de discutir o problema do reducionismo nas Ciências Naturais Também participam do evento, no debate sobre financiamento da Ciência e Tecnologia, a Secretária de Ciência e Tecnologia e Inovação da Bahia Adélia Pinheiro e o professor Thierry Petit, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA.

Durante o evento, acontece ainda o lançamento do Grupo de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação da Apub e a reunião aberta do GT de mesmo nome do PROIFES-Federação.

De acordo com o professor Jailson, o Seminário é uma oportunidade para o debate sobre o papel do Estado no financiamento das Universidades e Institutos federais, principais responsáveis pela produção científica e tecnológica do país, bem como sua relação com a sociedade: “estamos lutando para que o Brasil não passe a um mero consumidor de tecnologias, mas, ao contrário, a continue produzindo e devolvendo à sociedade o investimento nessa área tão importante para o desenvolvimento humano”.

O momento cultural, no dia 21, será mais uma edição do Bar D.E. na Apub, com show do músico Ênio Bernardes e banda Siri Catado.

Os/as participantes terão direito à certificado.


Facebook
Twitter
Email
WhatsApp