APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub repudia ordem judicial que suspende outorga do título de doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

A Apub Sindicato manifesta seu repúdio à decisão do juiz da 10ª Vara Cível de Salvador Evandro Reimão dos Reis, que suspende a outorga do título de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A mesma decisão determina ainda que a polícia federal esteja presente na Universidade para impedir a realização da cerimônia, marcada para hoje, 18 de agosto, em Cruz das Almas.

Cabe ressaltar que esta decisão judicial uma ação popular ajuizada pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), cujo partido tem sido um dos pilares do governo ilegítimo de Michel Temer, votando a favor das reformas que têm retirado direitos da classe trabalhadora.

Registramos nossa solidariedade à UFRB diante desse episódio de claro desrespeito à Autonomia Universitária – princípio garantido pela Constituição Federal, justamente para resguardar a Universidade do arbítrio externo. Ao ferir este princípio, o juiz põe em risco não apenas a UFRB, mas todas as Universidades brasileiras. Ainda, a invocação do uso de força policial para impedir uma reunião legítima, traz um perigoso eco de intolerância que nos cabe, como defensores e defensoras da democracia e da liberdade, veementemente combater.

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp