APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub tem audiência com Reitoria da UFBA e professores do IMS/ Vit. da Conquista

Nesta segunda-feira, dia 10, a APUB Sindicato através da sua Presidente Cláudia Miranda Souza e do Representante de Área do Campus Anísio Teixeira (Vitória da Conquista) Vinícius Cunha Gonzalez reuniram-se com a Reitora da UFBA Dora Leal Rosa. Também estavam presentes na reunião o Pró-Reitor de Ensino de Graduação Professor Ricardo Carneiro de Miranda Filho e o direitor do Instituto Multidisciplinar em Saúde Professor Orlando Sílvio Caires Neves. A pauta em debate foi a necessidade de contratação de mais docentes para os cursos da área da saúde do IMS, os quais durante a sua implantação, não levaram em conta as espeficidades inerentes a legislação dos estágios supervisionados nas diversas áreas da saúde. A demanda surge devido a probabilidade do curso de Enfermagem do IMS sofrer paralisações ou até mesmo cancelamento na oferta de componentes curriculares devido ao erro de planejamento no momento da criação do curso.

Na reunião, a reitoria reconhece este erro e informa que existe um déficit de 30 professores no IMS. Cálculos feitos pelo próprio Instituto relatam a necessidade de aproximadamente 70 docentes. A Reitora informou que é possível utilizar o banco de equivalências do IMS para a contratação de docentes de 20 horas, os quais poderiam suprir de forma parcial as necessidades dos cursos em maiores dificuldades. Estas vagas poderiam ser pleiteadas junto ao MEC, mas apenas dentro do banco de equivalência.

Também foi informado que a proposta do MEC é de liberar vagas para docentes apenas para as novas universidades ou para aqueles locais que ainda não tiveram suprida a demanda pactuada quando da expansão universitária através do REUNI.

Outro ponto discutido foi a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, no qual a reitora informou que o MEC não pretende criar nenhuma outra universidade no estado da Bahia para o ano de de 2014, visto já terem sido criadas duas novas universidades.

Prof. Msc. Vinícius “Binn” Cunha Gonzalez

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp