APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Apub vai debater os desafios na formação de professores no Fórum Social Mundial

A APUB Sindicato e o Proifes-Federação promovem, dentro da programação do Fórum Social Mundial 2018, um debate sobre as ameaças e obstáculos nas licenciaturas das Universidades públicas. A mesa redonda que traz como título “Os desafios nas atuais políticas de formação de professores” vai acontecer no dia 14/03, às 14h, no auditório da sede da APUB.

A mesa tem o intuito de discutir as recentes medidas propostas pelo MEC, que extinguem ou modificam programas de formação; mas também debater as formas de implementação, os investimentos, os resultados e avanços dos últimos anos e sobretudo, o que é necessário para que sejam mais efetivas e abrangentes.

A interrupção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, que conta com quase 70 mil bolsistas e dedica-se à formação de jovens professores com didáticas práticas e inovadoras, será um dos assuntos discutidos na atividade, assim como os constantes cortes de investimento na educação e nas universidades, que também afetam a qualidade da formação de novos docentes.

Para a atividade, estão convidadas/os as coordenadoras do programa, as professoras Alessandra Assis (PIBID/UFBA) e Hildonice Batista (PIBID/IFBaiano) e o professor João Danilo Oliveira, coordenador do PIBID/UEFS, além da coordenadora institucional do PARFOR/UFBA, professora Silvia Leite, do professor da rede Estadual de Educação Básica, Ramires Fonseca e do secretário políticas educacionais do CNTE, Gilmar Soares Ferreira .

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp