Mobilização

Apesar da quarentena, a Apub continua conversando com as professoras e professores e criando,no ambiente digital, alternativas de mobilização, compartilhamento e discussão. O objetivo é promover semanalmente lives (ao vivo) de diálogos entre a Apub e docentes sobre questões fundamentais para entender e avaliar o momento político e social, assim como projetar as ações não só do sindicato, mas das demais entidades e organizações políticas em defesa da educação pública, da ciência e tecnologia, dos serviços públicos e da Democracia.

LIVES

Live “A pandemia do coronavírus e a conjuntura nacional” com Raquel Nery (Apub Sindicato), Luciene Fernandes (PROIFES-Federação) e Maria da Glória Teixeira (ISC/UFBA)

Live “Docência e educação à distância em tempos de pandemia”. A professora Marta Lícia de Jesus, diretora da Apub, mediou o encontro que reuniu Lanara Guimarães, professora da Faculdade de Educação da UFBA e Adriana Bruno, professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A atividade traz como convidados Benedito Fernandes da Silva Filho, Especialista em Emergência de Saúde Pública, Mestrando em Ciências da Saúde, componente do Comitê em Enfermagem para o Enfrentamento da Covid e Enfermeiro do SAMU e a professora Monica Angelim Gomes de Lima da Faculdade de Medicina da UFBA, pesquisadora do programa de pós-graduação Saúde, Ambiente e Trabalho. Mediação da presidenta da Apub, professora Raquel Nery.

A presidenta da Apub, professora Raquel Nery participou da live de lançamento da Plataforma Raízes do Brasil na Bahia, uma iniciativa do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores para comercialização de alimentos agroecológicos oriundos da agricultura camponesa. A Apub é parceira do MPA nessa iniciativa, que visa  o fortalecimento das comunidades no campo, o incentivo à agroecologia, compreendendo-a como alternativa ao modo capitalista de produção e de reprodução da vida e das relações sociais; e práticas de solidariedade entre as organizações e as pessoas.

O Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia da Apub realizou dia 19 de junho uma live com o tema “O valor das Ciências para a vida nos tempos de pandemia”. O debate abordou a importância do conhecimento científico no enfrentamento da pandemia e os riscos da ampliação dos discursos anti científicos. Participaram o diretor do Instituto de Química da UFBA, professor Dirceu Martins e o economista e reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz Alessandro Fernandes. A mediação foi do professor Jailson Alves, diretor da Apub e coordenador do GT Ciência e Tecnologia. 

A live “Estudos sobre a covid-19: como estamos e quais as perspectivas”, contou com a epidemiologista Maria da Glória Teixeira (ISC/UFBA) e Manoel Barral-Netto (Famed/UFBA), doutor em Patologia Humana e pesquisador titular da Fiocruz-Bahia. Na conversa, os pesquisadores traçaram um panorama da pandemia no país e os avanços nas pesquisas, a partir dos estudos epidemiológicos e imunológicos, esclarecendo questões sobre testagem, vacinas, recomendações sanitárias para prevenção e controle da doença. 

A atividade foi a primeira do ciclo “Faces da pandemia no Brasil” que pretende trazer pesquisadoras/es de diversas áreas para conversar ainda sobre a gestão política da crise sanitária, a politização da ciência e aspectos do comportamento social da população brasileira durante a pandemia. 

Live discute propostas políticas e econômicas para o enfrentamento à pandemia do coronavírus – Raquel Nery (Apub) e o professor José Luis Oreiro (UNB).

A Apub realiza a live “UFBA – Desafios e Resistência” com a participação do reitor da Universidade e presidente da Andifes João Carlos Salles e mediação do professor Luis Eugênio Portela (ISC/UFBA), para conversar sobre a situação orçamentária da Universidade, da Ciência e Tecnologia e sobre as medidas que ameaçam os servidores e as IFES.

“O Projeto de Lei Complementar nº 39 e as ameaças às carreiras e aos salários dos servidores públicos” é o tema da edição do dia 13 de maio, do Seminário Virtual do ISC em Casa, com a presidenta da Apub, Raquel Nery (FACED/UFBA), a vice-presidenta do PROIFES-Federação, Luciene Fernandes (ICS/UFBA) e o professor do ISC/UFBA, Luis Eugenio de Souza

 

A presidenta da Apub, Raquel Nery participou de live “Lawfare, Universidade Pública, Direitos Humanos e a coação da atividade do professor universitário”, promovida pelo Adufg Sindicato. Além dela, participaram o do reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira, o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão e mediação do presidente do ADUFG-Sindicato, Flávio Alves da Silva.

Como alternativa à participação no tradicional Cortejo de 2 de Julho, a Apub comemorou o dia da Independência da Bahia com a mesa “Ciência na Bahia e Brasil: a presença das mulheres negras”, transmitida ao vivo no canal do YouTube do sindicato. A atividade, com as professoras Janja Araújo (NEIM/UFBA), Bárbara Coelho (ICI/UFBA e GT de Ciência e Tecnologia da Apub) e Eliade Lima (Unipampa/Parent in Science) debateu os desafios e potencialidades da presença das mulheres negras no ambiente acadêmico e na produção científica. Foram abordados os atravessamentos do racismo estrutural e do machismo nas trajetórias das pesquisadoras assim como suas contribuições à ciência nas suas diferentes áreas de conhecimento. 

IFES X CORONAVÍRUS: AVANÇOS E DESAFIOS

Assista a primeira live da campanha IFES x Novo Coronavírus: Avanços e Desafios, uma iniciativa do PROIFES-Federação e seus sindicatos federados. Conversaram o doutor em Ciências da Saúde, e professor adjunto da UFRN na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, Oswaldo Negrão; Roberval Edson de Lima, doutorando em Saúde Coletiva, ex-economista da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, e docente da UFRN, com mediação de Ruy Alckmin Rocha Filho, doutor em Ciências Sociais, e professor adjunto da UFRN

Esta é a segunda Live da campanha, reunindo especialistas em saúde e dirigentes sindicais para debater notícias, ações e avaliações sobre as contribuições das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no combate a esta pandemia da COVID-19 e a outras doenças endêmicas de alta incidência no Brasil. Com participação de Mauricio Barreto, doutor em Epidemiologia, professor emérito do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Bahia, e membro do comitê científico do Consórcio Nordeste, rede formada pelos governadores dos nove estados da região para tratar coletivamente de questões como a compra de bens e serviços relacionados à saúde, infraestrutura, educação e segurança pública; e professora Raquel Nery, presidenta da Apub Sindicato e membro do Conselho Deliberativo do PROIFES.

A terceira edição, Realizada em 17/04/2020, contou com a participação de Lucilene Maria de Sousa, especialista em gestão em política de alimentação e nutrição pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília, mestre em ciências da saúde e doutora em saúde pública, e professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde é pró-reitora de extensão e cultura.

Esta quarta edição contará com a participação de Aneliana Prado, psicóloga, mestre em educação profissional e tecnológica Instituto Federal do Paraná, doutoranda em psicologia na Universidade Federal do Paraná, e atualmente realizando estudos na área de prevenção do suicídio no ambiente escolar.

A quinta live da Campanha IFES x Novo Coronavírus: Avanços e Desafios com o tema Inovação científica e o papel das universidades. Reúne a pesquisadora Nadya Pesce da Silveira, professora do Instituto de Química Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS ) e o Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Previdência da ADUFRGS-Sindical, José Vicente Tavares dos Santos, que é Sociólogo também ligado à UFRGS.

A sexta edição reúne o pesquisador Renato Francês, professor da Faculdade de Engenharia de Computação e Telecomunicações da Universidade Federal do Pará (UFPA), e a presidenta do SINDPROIFES-PA, Socorro Coelho, professora da faculdade de Educação da UFPA.

Esta sétima live reúne o pesquisador Gil Vicente, professor aposentado do Departamento de Matemática da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), PhD pela University of Warwick, da Inglaterra, tesoureiro da ADUFSCar-Sindicato e diretor de relações internacionais do PROIFES-Federação e Soeli Maria Schreiber da Silva, professora no Departamento de Letras da UFSCar, onde coordena a Unidade de Pesquisa em Estudos Históricos, Políticos e Sociais da Linguagem, e vice-presidente da ADUFSCar-Sindicato.