APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Assista palestra de Maria Lúcia Fattorelli sobre dívida pública

A ADUFC-Sindicato e o SINTUFCE promoveram nesta quinta (15), às 10h, no auditório do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, palestra sobre ”O sistema da dívida pública e a subtração dos direitos sociais”, que foi ministrada pela coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli.

A palestra debateu o crescimento acelerado da dívida pública e os cortes nos gastos sociais, causados pelos ajustes fiscais realizados no Brasil, além de discutir os projetos criados pelo governo federal que retiram direitos dos servidores públicos e geram danos aos trabalhadores.

A palestrante foi auditora fiscal da Receita Federal do Brasil durante 28 anos (1982-2010), participou de Mesa Redonda da ONU sobre Financiamento Público, proferiu palestras em ambientes oficiais em países como Bélgica, França e Argentina, e é a fundadora do movimento ”Auditoria Cidadã da Dívida”.

No ano passado, Fattorelli foi convidada, entre outros 30 especialistas internacionais, para compor o Comitê pela Auditoria da Dívida Grega, comissão criada para investigar acordos, esquemas e fraudes na dívida pública.

Em 2007, também foi convidada pelo presidente do Equador, Rafael Correa, para ajudar na identificação e comprovação de diversas ilegalidades na dívida do País. O trabalho reduziu em 70% o estoque da dívida pública equatoriana.

Confira, na íntegra, o vídeo da palestra:

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp