APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Ato conjunto dos três setores contra os cortes no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia

O governo Bolsonaro acaba de aprovar um grave ataque à ciência nacional ao reduzir o orçamento destinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia em quase 90% (de 690 milhões para 89 milhões). Este é um decreto de morte ao financiamento das pesquisas de graduação e pós-graduação em todo o Brasil. As bolsas de mestrado e doutorado, com valores extremamente defasados, agora são alvos de um golpe de extinção. Na UFBA, este corte inviabiliza a continuidade das bolsas que defendemos.

Não basta os mais de 600 mil mortos pela falta de vacina, a fome, a alta dos preços e o ataque à dignidade das mulheres pobres com o veto à distribuição de absorventes, interessa ao governo Bolsonaro destruir tudo que atenda aos interesses do povo e da soberania nacional enquanto faz uma farra de emendas parlamentares para comprar o apoio do congresso. Um país que não investe na ciência está fadado à subordinação aos interesses econômicos das grandes potências capitalistas, como os E.U.A, para os quais Bolsonaro bate continência. Não podemos acreditar em impeachment com este congresso nem esperar 2022. É preciso lutar para pôr um fim neste governo já!

É urgente mobilizar toda a comunidade acadêmica e a sociedade civil para dizer não a mais este ataque cometido pelo governo genocida e negacionista. Por isso, no dia 26 de outubro, às 8h, os três setores da Universidade, estudantes, professores/as e técnicos/as, estarão se somando à atividade nacional convocada pela Associação Nacional de Pós-Graduandos/as (ANPG), realizando um ato conjunto contra a proposta de corte no orçamento do MINCT em frente à reitoria da UFBA.

Convidamos toda a comunidade a se somar no ato. Venha construir essa luta conosco!

Contra os cortes na Ciência e Tecnologia!

Fora Bolsonaro e seus generais!

APG – UFBA

DCE – UFBA

APUB – SINDICATO

ASSUFBA – SINDICATO

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp