APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Greve Nacional da Educação l Ato lota Reitoria da UFBA

Na manhã de hoje (02), aconteceu um ato no salão nobre da Reitoria da UFBA, como parte da agenda de mobilização da Greve Nacional da Educação, em defesa da educação pública, pela recomposição do orçamento das IFES e contra o “Future-se”, que acontece nos dias 02 e 03 de outubro. A aula pública unificou não apenas os setores da comunidade universitária como também diversas entidades – Apub, Assufba, APLB, ADUNEB, DCE/UFBA, UNE, Sindilimp, Sindvigilantes, e UBES, além de parlamentares baianos e professoras/es da educação básica municipal.

A presidenta da Apub, Raquel Nery, que esteve na mesa juntamente com as demais entidades, reforçou que luta em defesa da Educação tem impulsionado um grande movimento unificado contra o governo Bolsonaro. Destacou também as principais pautas que motivam as diversas manifestações, inclusive esta paralisação nacional, aprovada pela categoria docente em Assembleia do último dia 30. “Nós defendemos a Educação pública, crítica e libertadora, e o financiamento público da Educação. Nos manifestamos contra o “Future-se”, porque ele é danoso ao sistema de Ensino Superior brasileiro. Defendemos a manutenção do pacto constitucional e da autonomia universitária, que, dentre outras coisas, faz a gestão dos recursos públicos providos pelo Estado e defendemos a unicidade do sistema das Instituições Federais de Ensino Superior, que o “Future-se” ameaça quebrar”, declarou Raquel.

Na ocasião, as entidades se posicionaram ainda contrárias à Portaria 770/2019 do governo do estado da Bahia, que prevê a abertura das gestão das unidades escolares da rede estadual às Organizações Sociais, ao modo proposto pelo Future-se. A Apub e ADUNEB publicaram uma nota conjunta (veja aqui), no dia 30, posicionando-se contra a medida.

Hoje a tarde acontece ainda uma discussão sobre o Future-se, no Instituto de Geociências da UFBA, com a participação do vice-presidente da Apub, Emanuel Lins. E amanhã, às 9h, o ato será no Campo Grande; na tarde do dia 03, a partir das 14h, começa o Seminário Nacional “Universidade pública:autonomia e financiamento”, promovido pela Apub e PROIFES-Federação, no Instituto de Biologia da UFBA.

“Amanhã, temos a responsabilidade de manter a mobilização, que tem como desafio a convergência, considerando que temos um inimigo comum que elegeu a Educação pública como alvo. A Educação é um direito e o Estado tem a responsabilidade de prover este direito de forma igualitária ao conjunto da sociedade”, conclui a presidenta da Apub.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp