APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Comitê Gestor do Observatório do Conhecimento discute fortalecimento da rede em Brasília

Reunido na Faculdade de Educação da UNB, Comitê Gestor do Observatório do Conhecimento discutiu na manhã desta terça-feira, 16, a necessidade de consolidar nova rede de Associações e Sindicatos de docentes da IFES para enfrentar de forma estruturada e coordenada os sistemáticos ataques à Educação Pública e os cortes no orçamento do ensino superior.

Com a presença de docentes, apoiadores, parlamentares, técnicos da área da educação, estudantes e representantes da sociedade civil, o Observatório do Conhecimento será lançado hoje no Anexo II da Câmara dos Deputados, a partir das 18h30.

Para o conjunto de entidades que compõem a iniciativa, a eleição do governo Bolsonaro aprofundou a crise econômica que já afeta as universidades e acentuou a perseguição ideológica aos professores. Neste contexto, o Observatório do Conhecimento vem fortalecer a capacidade de resistência da sociedade civil organizada frente aos retrocessos a conquistas e direitos.

Ao lado de outras associações e Sindicatos, o diretor de Comunicação do ADURN-Sindicato, Ruy Rocha, ressaltou importância da estruturação do Observatório no contexto de ameaças à Universidade Pública brasileira. “Uma iniciativa para permitir o diálogo com todos os setores da sociedade e os parlamentares para ampliar o alcance de mobilização”, pontuou.

Iniciativa suprapartidária e independente, o presidente da ADUFEPE, José Edeson Siqueira, ressaltou, ainda, o papel do Observatório do Conhecimento no enfrentamento também aos ataques ao movimento sindical docente. “Importante na perspectiva da reinvenção do debate da concepção do movimento docente”, argumentou.

Durante todo o dia, o grupo gestor cumpre agenda no Congresso Nacional, em Brasília, em visita aos parlamentares.

Fonte: ADURN Sindicato

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp