APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Os Bacharelados Interdisciplinares

Os BI seguem os padrões americanos – College, e europeu – Processo de Bolonha e foram criados por conta da adesão da UFBA ao programa Reuni, entre outras medidas de ampliação e de reestruturação curricular.

São uma nova modalidade de curso de raduação, com mínimo de 2.400 h/aula, das quais 360h devem ser concluídas com as chamadas Atividades Complementares, compostas por pesquisas, estágios, cursos livres, experiências variadas, como participação em seminários, congressos e encontros culturais no IHAC, na UFBA e mesmo fora da Universidade.

Acesso

Alunos são selecionados mediante apenas o desempenho acadêmico nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas para isso devem se inscrever também na UFBA, no mesmo período de inscrição para o vestibular.

Campos de Conhecimento

Agrupados em quatro grandes áreas: Humanidades, Artes, Saúde e Ciência e Tecnologia.

Áreas de Concentração

Depois de cursar três semestres do BI, o aluno poderá optar por uma das Áreas de Concentração, que ainda aguardam a oficialização do Conselho Acadêmico de Ensino ou permanecer na chamada grande área – continuando a formação geral.

São Áreas previstas: Relações Internacionais; Estudos das Cidades; Artes e Tecnologias Contemporâneas; Escrita Criativas, Língua; Literatura e Cultura; Teatro: Estudos Coreográficos; Música; Estudos Jurídicos; Estudos da Subjetividade e do Comportamento; Políticas e Gestão da Cultura; Biointeração; Saúde Coletiva; Cinema e Audiovisual; Computação; Ciências da Terra e do Mar. Novas Áreas serão criadas ainda em 2011.

Como é dividido

Formação Geral: Língua Portuguesa, Produção de texto, Estudos sobre a Contemporaneidade, Culturas Científicas, Humanísticas e Artísticas. Componentes obrigatórios de cada B.I. e componentes optativos da Grande Área.

Formação Específica: Áreas de Concentração para aprofundamento de conhecimentos necessários para o trabalho ou como introdução aos cursos profissionais.

Formação Profissional Sequencial (optativa): Somente para os alunos que se candidatarem ao ingresso num curso de progressão linear, a princípio da grande área de conhecimento do seu Bacharelado Interdisciplinar.

Eixo Integrador: Orientação Acadêmica e Profissional, cursos complementares oferecidos durante todo o programa, como cultura brasileira e língua estrangeira moderna, atuação em pesquisa, Atividades Complementares livres.

Onde funcionam os B.I.

Campi Ondina, Salvador  (IHAC) e Barreiras (ICADS)

BI em números

Ano VagasIHAC VagasICADS
2009 900 80
2010 1.300 160
2011 1.300 160