APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

CONAPE da esperança termina reafirmando o compromisso de educadores com a defesa da Educação Pública

Após três dias de atividades intensas, a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) terminou neste domingo (17) com a realização de uma grande plenária, no Centro de Convenções de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

A atividade, referenciada em plenário como “CONAPE da esperança”, teve início com a apresentação do relatório dos seis Eixos que foram discutidos ao longo do último sábado (16). 

Às 10h, uma pausa para homenagear o guarda municipal e militante do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Arruda, brutalmente assassinado no seu aniversário de 50 anos com decoração do partido, pelo policial penal federal bolsonarista, Jorge José da Rocha Guaranho. O crime aconteceu no último dia 9, em Foz do Iguaçu/PR. 

Durante a homenagem, trabalhadores e trabalhadoras da Educação levantaram cartazes com pedidos de paz, ao som do músico Hilton Acioli, autor da canção “Sem medo de ser feliz”. A manifestação, chamada pelos familiares de Marcelo, aconteceu também em diversas cidades do país.

O ponto alto da plenária foi a aprovação da Carta de Natal, um resumo do documento final da etapa nacional da CONAPE. O texto, lido pelo secretário executivo do  Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), Walisson Araújo, registra o compromisso coletivo em defesa da Educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva para todas, todos e todes. 

Representando o PROIFES-Federação na mesa de encerramento da CONAPE, o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, lembrou o patrono da Educação brasileira: “quero deixar aqui a lembrança de Paulo Freire, que diz que não é possível nós pensarmos em Educação sem o amor e mais uma vez o amor vai vencer o ódio. Mais uma vez o amor, a resistência e a esperança vão fazer que seja possível reconstruirmos o país”, disse o dirigente.

Oswaldo fechou sua fala reforçando a necessidade da união dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação como estratégia para eleger deputados e senadores engajados e comprometidos com a pauta.

A transmissão completa da plenária final da II Conferência Nacional Popular de Educação pode ser assistida aqui

Veja mais fotos da CONAPE 2022 aqui

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp