APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Continuidade do ensino remoto e dificuldades nas promoções e progressões são pauta de reunião da Apub com a reitoria da UFOB

A Apub Sindicato, representada pelo presidente Emanuel Lins, diretora administrativa Andrea Hack e pelo advogado Pedro Ferreira, da assessoria jurídica, se reuniu, no dia 14 de maio, com o reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), os professores Jacques Antônio de Miranda e Antônio Oliveira de Souza. O encontro, que pautou o PL 5595 e as condições para o retorno às aulas presenciais, além de problemas relativos aos processos de progressão e promoção de docentes da instituição, foi fruto de uma reunião prévia com a categoria, realizada dia 06 de maio. Ali, foram retiradas representações docentes que também participaram do encontro com a reitoria: Antônio Sobrinho, do campus de Bom Jesus da Lapa; Natacha Canesso de Santa Maria da Vitória; Luci Ribeiro de Barreiras e Jaime Honorato Jr. do campus de Barra.

Em relação ao PL e retorno presencial, a reitoria da UFOB manifestou o entendimento, também defendido pela Apub, de que deveria manter o formato atual de ensino remoto, com disciplinas presenciais em casos excepcionais e a depender do andamento da vacinação e de medidas de biossegurança. De acordo com a administração, está garantido o direito do/a professor/a de não realizar atividades presenciais caso não se sinta seguro/a para tal. Esse modelo já está regulamentado na Universidade.

Sobre as promoções e progressões, foram acordadas na reunião as seguintes medidas: 1) O ressarcimento, na folha do mês de Junho de descontos indevidos feitos a 9 docentes – a reitoria reconheceu que houve um equívoco administrativo na questão; 2) Houve uma sinalização positiva sobre a possibilidade de reabertura do prazo para pedidos de progressões acumuladas; 3) Foram solicitados, pela Apub relatórios sobre o quantitativo das progressões acumuladas e sobre os processos já aprovados mas ainda não implantados, para que o sindicato possa avaliar a situação dos/as docentes da UFOB. Todas as medidas foram formalizadas, após a reunião, através de ofício já encaminhado reitor (veja aqui).

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp