APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Contra retrocessos e ataques ao serviço público, PROIFES-Federação realiza atividades no Congresso Nacional

Como parte de suas ações contra os retrocessos do governo Temer, e contra os ataques aos servidores e servidoras federais, o PROIFES-Federação realizou, nesta terça-feira, 21, um dia de intensas ações no Congresso Nacional, em Brasília (DF).

Pela manhã os representantes de sindicatos federados ao PROIFES participaram da Comissão Especial que debateu a situação das universidades federais. Presidida pela deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), a sessão da Comissão foi realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, e contou com a presença de reitores, estudantes, líderes sindicais e parlamentares de diferentes partidos.

proifes em brasilia 3

A Comissão contou com fala da diretora de assuntos educacionais do magistério superior do PROIFES-Federação, Maria do Socorro Coelho (Sindproifes-PA), que destacou a mobilização dos sindicatos de base e as ações no Congresso: “Estaremos nesses dois dias conversando com todos os parlamentares, porque o PROIFES-Federação se contrapõe à medida do teto de gastos (EC 95), que já compromete uma geração que nem nasceu, e somos contrários à Medida Provisória 805, que posterga os aumentos dos servidores, e aumenta a contribuição previdenciária de 11% para 14%”

“Viemos aqui conversar com o Parlamento, e dizer que a educação e ciência brasileiras, se abandonadas, compromete o desenvolvimento econômico e social. A universidade brasileira é responsável pela formação das pessoas, do conhecimento, do cidadão, responsável pelo saber que vai contribuir com a humanidade e não com governos A, B ou C. Não permita que a universidade morra, precisamos de sua ajuda, parlamentar. Dê seu voto de confiança ao seu país, e ao seus eleitores”, concluiu Socorro.

proifes em brasilia 5

Além da deputada Margarida Salomão, a mesa da Comissão foi composta pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), por Ildeu Moreira, presidente da SBPC, Emmanuel Tourinho, presidente da Andifes, Luiz Davidovich, presidente da ABC, Tamara Naiz, presidente da ANPG, Marianna Dias, presidente da UNE, e Roberto Brandão, presidente do Conif.

No período da tarde, representantes dos sindicatos federados ao PROIFES visitaram gabinetes de deputados e deputadas federais de seus respectivos estados, divulgando o Manifesto do PROIFES-Federação em defesa do servidor federal e do serviço público.

proifes em brasilia 2

Na ação, os representantes do PROIFES pediram aos parlamentares que votem pela rejeição da reforma da previdência, da Emenda Constitucional 95, e de todos os projetos e medidas provisórias que reduzem direitos e atacam os servidores e servidoras federais.

proifes em brasilia 4

Fonte: PROIFES-Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp