APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Atividades da Coordenação Nacional de Mobilização do Proifes em Brasília

Após rejeição à proposta apresentada pelo governo no último dia 25 ao conjunto dos servidores federais, a Coordenação Nacional de Mobilização (CNM) do PROIFES, instalada no dia 30, articulou atividades para pressionar o governo na revisão da proposta de reajuste salarial para os SPFs, assim como para a abertura das mesas de negociação setorial.

No dia 01 de julho, a vice-presidente da APUB-Sindicato Livia Angeli e o presidente da ADUFG-Sindicato (GO) Flávio Alves da Silva participaram de reunião ordinária da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, para solicitar apoio à pauta de reivindicações dos docentes e para a convocação de audiência pública para tratar da garantia de recursos para a devida implementação do Plano Nacional de Educação.

Os dirigentes do PROIFES falaram sobre os cortes na educação e sobre a proposta de reajuste apresentada pelo governo para o funcionalismo público que está muito abaixo das expectativas. Foi entregue aos congressistas um compilado de documentos, entre eles, a proposta de carreira e salários e a pauta protocolada pelo PROIFES, bem como a 30º nota pública do Fórum Nacional de Educação (FNE) proposta pela entidade.

O presidente da comissão, Saraiva Felipe (PMDB), comprometeu-se em pautar a solicitação da audiência o mais breve possível e ressaltou a possibilidade de uma comissão de deputados para acompanhar o processo de negociação. Outros deputados e deputadas de vários partidos, como Daniel Almeida (PCdoB/BA), Professora Dorinha (DEM/TO), Glauber Braga(PSB/RJ),  Rubens Pereira Jr (PCdoB/MA), Érika Kokay (PT/DF), Ivan Valente (PSOL/SP) e Ságuas Moraes(PT/MT),  também firmaram o compromisso de apoiar a realização da audiência. O Proifes foi convidado para participar também da próxima reunião da Comissão de Educação no dia 07 de julho.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp