Atividades da Coordenação Nacional de Mobilização do Proifes em Brasília

Após rejeição à proposta apresentada pelo governo no último dia 25 ao conjunto dos servidores federais, a Coordenação Nacional de Mobilização (CNM) do PROIFES, instalada no dia 30, articulou atividades para pressionar o governo na revisão da proposta de reajuste salarial para os SPFs, assim como para a abertura das mesas de negociação setorial.

No dia 01 de julho, a vice-presidente da APUB-Sindicato Livia Angeli e o presidente da ADUFG-Sindicato (GO) Flávio Alves da Silva participaram de reunião ordinária da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, para solicitar apoio à pauta de reivindicações dos docentes e para a convocação de audiência pública para tratar da garantia de recursos para a devida implementação do Plano Nacional de Educação.

Os dirigentes do PROIFES falaram sobre os cortes na educação e sobre a proposta de reajuste apresentada pelo governo para o funcionalismo público que está muito abaixo das expectativas. Foi entregue aos congressistas um compilado de documentos, entre eles, a proposta de carreira e salários e a pauta protocolada pelo PROIFES, bem como a 30º nota pública do Fórum Nacional de Educação (FNE) proposta pela entidade.

O presidente da comissão, Saraiva Felipe (PMDB), comprometeu-se em pautar a solicitação da audiência o mais breve possível e ressaltou a possibilidade de uma comissão de deputados para acompanhar o processo de negociação. Outros deputados e deputadas de vários partidos, como Daniel Almeida (PCdoB/BA), Professora Dorinha (DEM/TO), Glauber Braga(PSB/RJ),  Rubens Pereira Jr (PCdoB/MA), Érika Kokay (PT/DF), Ivan Valente (PSOL/SP) e Ságuas Moraes(PT/MT),  também firmaram o compromisso de apoiar a realização da audiência. O Proifes foi convidado para participar também da próxima reunião da Comissão de Educação no dia 07 de julho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu