APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

CPRSC analisa mais nove pareceres de resoluções internas

O Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC) reuniu-se, mais uma vez, no Ministério da Educação (MEC), no dia 29 de maio, para analisar novos pareceres das resoluções internas das instituições, elaborados por membros da Comissão de Análise de Regulamento (CAR). Os professores Gilka Silva Pimentel (ADURN-Sindicato) e Nicolau Rickman representaram o PROIFES-Federação.

Ao longo da reunião, o conselho discutiu pareceres de nove instituições: IFSP (feito pelo SINASEFE), UFRN (pelo Conif), IF Goiano (pelo PROIFES-Federação), IFRN (pelo Conif), CEFET/RJ (pelo MEC), IFPB (pelo CONDICAp), IFNMG (pelo Ministério da Defesa), IFS (pelo Ministério do Planejamento) e IFPI (também pelo PROIFES-Federação).

Os integrantes do CPRSC fizeram uma apreciação criteriosa de cada observação da CAR e, em conjunto, levando em consideração o regulamento previamente estabelecido e as peculiaridades das instituições, apontaram as mudanças necessárias.

Em linhas gerais, os conselheiros consideraram que os documentos estavam de acordo com o solicitado. As principais recomendações foram adequação do texto aos termos da resolução e revisão ortográfica. As resoluções internas do IFSP e do IF Goiano foram aprovadas e homologadas para publicação. Já as demais foram devolvidas às instituições para algumas correções.

Vale citar também que a UFRN foi a primeira universidade com professores da carreira do EBTT que apresentou sua resolução, graças aos esforços de sindicato filiado ao PROIFES-Federação. Até o momento, apenas os institutos haviam dado entrada em suas resoluções internas no CPRSC.

Um ponto importante do encontro foi o anúncio da criação de uma nota de esclarecimento às instituições para que erros frequentes não se repitam e o processo seja mais eficiente. A nota terá como conteúdo o que já foi aprovado na reunião do CPRSC, após debates sobre as resoluções apresentadas e pré-aprovadas até o presente momento.

Os pareceres analisados pelo CPRSC foram previamente discutidos pelos integrantes da CAR, em reunião realizada também no MEC, no dia 28. O professor Nicolau Rickman representou o PROIFES-Federação.

Por Proifes Federação

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp