APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Diretoria da Apub entrega ofício ao ministro Cid Gomes

Sempre comprometida com a proposta de uma universidade pública gratuita e de qualidade, a diretoria da Apub – representada pela vice-presidente Lívia Angeli e o diretor Social e de Aposentados, Joviniano Neto – aproveitou a visita do ministro da Educação Cid Gomes às instalações da UFBA, na última sexta-feira (23/01), e entregou-o ofício com duas reivindicações.
A primeira pede apoio concreto às IFES na Bahia, com a garantia de recurso orçamentário para conclusão e realização de obras, e apoio à assistência estudantil, com a garantia de uma política socialmente inclusiva. Além disso, a entidade cobrou apoio à pesquisa e extensão, respeitando a autonomia universitária, e a realização de concursos que preencham as lacunas e atendam as necessidades dos campi atuais e novos.
O segundo item abarca a necessidade de avanços na melhoria das condições de trabalho e remuneração dos professores, que não só reponha a inflação, mas garanta aumento real. Para o Sindicato, é essencial garantir uma remuneração capaz de atrair e manter os docentes nas IFES, além de oferecer condições dignas de trabalho e reconhecer as peculiaridades de cada unidade e profissional.
Audiência no MEC
Após visitas às IFES e IF do país, o ministro recebe dirigentes do Proifes Federação em audiência nesta quinta-feira (29/01), às 10h. Na pauta, as reivindicações da categoria docente para 2015, em especial a campanha salarial 2016-2018. Na ocasião, será entregue o Dossiê construído pelas entidades durante as reuniões temáticas sobre o Reuni realizadas no segundo semestre do ano passado e apresentado na oficina final, que ocorreu em dezembro.
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp