APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Edivaldo Boaventura lança livro sobre Metodologia da Pesquisa Científica, nesta quarta(14) no IGHB

O professor e acadêmico Edivaldo Machado Boaventura recebe a comunidade acadêmica nesta quarta (14 de junho), no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, durante o lançamento do seu livro “Exercícios de Metodologia da Pesquisa”, editado pela Quarteto. Durante o encontro, que começa às 17h, haverá uma mesa redonda, com participações dos professores Adelmo Schindler Jr., Fábio da Silva Santos, Bruno Oliveira dos Santos, Antonietta d´Aguiar Nunes e Alfredo Matta. Em pauta, os dispositivos da ABNT e outras questões relacionadas ao trabalho dissertativo.

Conforme explica Boaventura, é preciso familiarizar o aluno com os manuais de estilo, e ensiná-lo a trabalhar com os muitos e úteis dispositivos da ABNT. “É preciso considerar o problema didático de sua aprendizagem, dada a quantidade e a fragmentação das normas brasileiras. A normalização estrutura e dá força ao trabalho dissertativo, seja o trabalho de conclusão de curso, a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado”.

Ainda de acordo com o autor, ainda há muito desconhecimento às normas da ABNT. “Para cursar a pós-graduação, mestrado e doutorado, supõe-se que o aluno tenha domínio dessas normas. Entretanto, não é o que ocorre na experiência docente em mestrados e doutorados. Insistimos que a Metodologia da Pesquisa abrange a redação científica normalizada, pois quando examinamos monografia, dissertação ou tese, percebemos as deficiências na normalização do trabalho apresentado”, complementa.

A entrada para participar da mesa e do lançamento é gratuita. O livro será vendido por 30 reais.

SERVIÇO

Lançamento do livro e mesa redonda
“Exercícios de Metodologia da Pesquisa”, editado pela Quarteto
Autoria do professor Edivaldo Machado Boaventura
Dia 14 de junho, às 17h – no IGHB
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp