APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Em audiência na reitoria, professoras EBTT da UFBA pleiteiam RSC

Ontem (14), a Apub, representada pela presidente Cláudia Miranda e o diretor de aposentados Joviniano Neto, participou de reunião com o reitor João Carlos Salles, com a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, Cássia Maciel e com professoras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da UFBA. As docentes pleiteavam a regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), já aprovado em 2012.

Atualmente, a UFBA possui oito professoras do EBTT, atuando majoritariamente na creche da universidade. Segundo Cláudia Miranda, a maioria das universidades do país e também os Institutos Federais já regulamentaram o RSC, portanto “precisamos fazer isso da maneira mais célere possível”. Joviniano Neto destacou que as professoras que pleiteiam o RSC estão, em média, há cerca de duas décadas na universidade e, nesse período, elas desenvolveram conhecimentos específicos, inclusive na área acadêmica.

O reitor demonstrou acolher a solicitação e pediu que os documentos relativos ao processo fossem enviados o mais breve possível. Eles passarão por uma comissão de normas e, posteriormente, pelo Conselho Universitário. A previsão é que o processo seja pauta da reunião do mês de junho do Consuni.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp