APUB SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA

De mãos dadas com a democracia, pela universidade e por direitos

Frente promove Seminário sobre Autonomia e Democracia nas IFES em 1, 7 e 8 de junho

A Frente Nacional de Luta pela Autonomia e a Democracia nas Instituições Federais de Ensino Superior realiza nos dias 1, 7 e 8 de junho o Seminário da Frente Nacional de Luta pela Autonomia e Democracia nas IFES, que acontece de modo virtual. A Frente é composta por 20 reitores e reitoras eleitos e não empossados, e conta com o apoio de entidades sindicais da educação e do movimento estudantil como o PROIFES-Federação, ANDES, UNE, SINASEFE, FASUBRA, e FENET.

O Seminário terá a realização de três mesas, sendo uma por dia, nas datas de 1, 7 e 8 de junho, sempre às 18h30, com transmissão pela página de Facebook e canal do Youtube do PROIFES-Federação e de entidades parceiras promotoras do evento. 

A primeira mesa acontece na próxima terça-feira, 1 de junho, com o tema Aspectos jurídicos da autonomia das IFES no estado democrático de direito, e terá como debatedores o presidente da OAB Nacional, Felipe de Santa Cruz, a ex-procuradora do Ministério Público Federal, Deborah Duprat, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, o ex-ministro de Estado, Tarso Genro. A mediação será feita pelos reitores eleitos da UNIFEI, Marcel Parentoni, e da UFFS, Anderson Ribeiro.

Já a mesa de 7 de junho, também às 18h30, tratará da Autonomia das IFES e o papel do parlamento brasileiro, reunindo para o debate a deputada federal Alice Portugal (PCdoB – BA), o deputado federal Israel Batista (PV-DF), o senador Marcelo de Castro (MDB-PI) e a ex-reitora da UFRN, Ângela Paiva. A mediação será feita por Rui Oppermann, reitor eleito da UFRGS, e Maurício Gariba Júnior, reitor eleito do IFSC.

A mesa de 8 de junho, sempre às 18h30, traz o tema Comunidade acadêmica em defesa da autonomia e da gestão democrática nas IFES, tendo por debatedores Nilton Brandão, Presidente do PROIFES – Federação, Rivânia Moura, Presidente do ANDES-SN, Antônio Alves Neto, Coordenador Geral da FASUBRA, Carlos David de Carvalho Lobão, Coordenador Geral do SINASEFE, Iago Montalvão, Presidente da UNE, Caio Sad, Coordenador Geral da FENET, e mediação da reitora eleita da UFPB, Terezinha Domiciano e do presidente da ADUFRGS-Sindical e diretor de políticas educacionais do PROIFES, Lúcio Vieira.

Seminário da Frente Nacional de Luta pela Autonomia e a Democracia nas Instituições Federais de Ensino Superior

Data: 1, 7 e 8 de junho

Hora: 18h30

TransmissãoFacebook Youtube do PROIFES e retransmissão pelas plataformas de vídeos das entidades promotoras.

Entidades promotoras do evento:

Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES – Federação)

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN)

União Nacional dos Estudantes (UNE)

Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra)

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE)

Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET)

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp