GT Educação da Apub realiza a segunda roda de conversa sobre movimento sindical

O Grupo de Trabalho de Educação da Apub realizou, no dia 02 de fevereiro, a segunda roda de conversa sobre movimento sindical, desta vez com o tema “Apub pós Ditadura Militar”. A coordenação da atividade foi da professora Uilma Matos e como convidado, participou o professor João Augusto Rocha, aposentado da Escola Politécnica da UFBA e ex-presidente do sindicato nos anos de 1985 a 1987.

Em seu relato, João relembrou o período de sua gestão, que coincidiu com o final do regime militar no país. Durante seu mandato, foi instalada a faixa “O SNI NÂO MORA MAIS AQUI”, na antiga sede da Apub, que também foi reinaugurada no período após ser fechada pelos militares; para ele, o slogan tinha um sentido político muito forte de dizer não ao serviço nacional de investigação da Ditadura.

O professor também resgatou características e bandeiras de luta do movimento docente – como a defesa da reintegração de professores/as afastados da Universidade pelos governos militares; afirmou ainda que uma das premissas fundamentais da diretoria era manter uma posição política ampla e suprapartidária, o que garantia articulações do sindicato com muitos setores. Por fim, lembrou ainda que um marco da gestão foi a realização do Congresso da Andes na Universidade Federal da Bahia com grandes representações políticas da época.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Close Menu